O Governo de São Paulo oficializou nesta segunda-feira (22) a entrega da primeira metade do aguardado trecho norte do Rodoanel Mário Covas. O segmento inaugurado compreende os 24 quilômetros que ligam a Rodovia Presidente Dutra à Rodovia Fernão Dias (do km 129 ao km 153). Com a liberação das pistas, a operação para o público geral tem início programado para esta terça-feira (23).
A inauguração marca um ponto de virada na infraestrutura do estado, ocorrendo após seis anos de paralisação dos trabalhos. A retomada, iniciada pela gestão atual em abril de 2024, conseguiu antecipar o cronograma original em seis meses.
Impacto na Mobilidade e nas Marginais
A abertura deste primeiro trecho deve transformar o fluxo logístico da Região Metropolitana. A expectativa é que o novo traçado retire cerca de 10 mil caminhões diariamente das marginais Tietê e Pinheiros, aliviando o congestionamento crônico na capital paulista. Durante a cerimônia, o governador Tarcísio de Freitas celebrou a rapidez da entrega:
“Amanhã este trecho vai estar aberto e muitos vão usar essa ligação. O Rodoanel começa a ser concluído quase 30 anos depois de sua concepção. Serão 10 mil caminhões a menos na marginal. Isso significa mais tempo do motorista em casa com a família, menos tempo no trânsito. Não é brincadeira. Essa obra parecia impossível, mas estamos mostrando que não é, entregando o trecho 1 seis meses antes do prazo”, afirmou o governador.
Engenharia e Tecnologia: O que o motorista vai encontrar
O trecho 1 do Rodoanel Norte foi projetado com três faixas de rolamento por sentido e inclui obras de engenharia complexas. Ao todo, são quatro túneis que somam dois quilômetros de extensão, além de diversas pontes e viadutos.
Para o suporte aos cerca de 40 mil veículos previstos diariamente, a via contará com:
- Base do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU): Localizada no km 135, com área de descanso e banheiros.
- Segurança: Monitoramento por 32 câmeras e base da Polícia Militar Rodoviária.
- Conectividade: Cobertura 4G total em todo o trecho, incluindo o interior dos túneis.
Sistema Siga Fácil: O Pedágio sem Filas
Uma das principais inovações tecnológicas da via é a implementação do Siga Fácil. O sistema substitui as praças de pedágio tradicionais por pórticos eletrônicos inteligentes que identificam o veículo pela placa ou pela tag.
Com essa tecnologia, o motorista paga apenas pelo trecho percorrido, eliminando a necessidade de paradas em cancelas. Usuários que utilizam tag possuem ainda um desconto de 5% na tarifa. Aqueles que não possuem o dispositivo devem efetuar o pagamento via site oficial (sigafacil.sp.gov.br) para evitar multas por evasão.
Raio-X do Rodoanel Norte (Trecho 1)
| Característica | Detalhes |
| Extensão Inaugurada | 24 quilômetros (Dutra – Fernão Dias) |
| Investimento Total | R$ 3,4 bilhões |
| Estruturas | 4 Túneis e Passagens de Fauna |
| Tecnologia de Pedágio | Siga Fácil (Free Flow) |
| Próxima Entrega | Trecho 2 (Previsão: 2º Semestre de 2026) |
Sustentabilidade e Futuro
Reforçando a agenda ambiental, o trecho conta com quatro passagens subterrâneas de fauna. Estas estruturas, monitoradas por câmeras, visam proteger a biodiversidade da Serra da Cantareira e reduzir o atropelamento de animais silvestres.
Enquanto o trecho 1 inicia sua operação, as obras seguem no trecho 2, que conectará a Fernão Dias à Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, na capital. Quando totalmente concluído, o Rodoanel Norte terá 44 quilômetros, atravessando as cidades de São Paulo, Guarulhos e Arujá, consolidando o maior anel viário do Brasil.
___________
Por: Odair Junior/ABC Agora | *Com informações: Agência SP
