Em mais uma atuação efetiva, a Romu (Ronda Ostensiva Municipal) de São Bernardo, especializada da GCM (Guarda Civil Municipal), cumpriu mandado de prisão contra um foragido da Justiça por pensão alimentícia durante patrulhamento ostensivo na madrugada desta terça-feira (20/1), na Avenida Doutor José Fornari, região do bairro Ferrazópolis.
>>mais notícias: São Bernardo do Campo
A equipe realizava ronda por volta de 0h15 quando avistou um veículo com características semelhantes às de um automóvel que estava sendo procurado. Durante a abordagem, os guardas realizaram consulta aos bancos de dados operacionais e confirmaram que o condutor era procurado pela Justiça, com mandado de prisão em aberto expedido com validade até abril de 2028.
Em vistoria administrativa, o veículo Fiat Uno apresentava licenciamento em atraso desde 2018 e foi apreendido, sendo removido ao pátio municipal, conforme os procedimentos legais. O indivíduo foi conduzido ao 1º DP (Distrito Policial), onde a autoridade de plantão ratificou o cumprimento do mandado de prisão, colocando à disposição da Justiça.
O supervisor Marcos, responsável pela equipe da Romu, pontuou que a ação foi resultado do trabalho de patrulhamento ostensivo realizado pela corporação. “A equipe estava em ronda quando realizou a abordagem e, após a consulta aos sistemas, confirmou que o indivíduo era procurado pela Justiça, efetuando o cumprimento do mandado e a condução ao distrito policial”, afirmou.
BALANÇO – Com atuação firme nas ruas em ocorrências de maior complexidade, a Romu de São Bernardo encerrou 2025 com resultados expressivos no apoio às ações da GCM. Ao longo do ano, a força especializada registrou 401 ocorrências, lavrou 92 boletins de ocorrência e prendeu 65 pessoas, incluindo capturas de foragidos da Justiça, além de atuar em averiguações, ações de desordem, apoios a órgãos policiais e judiciais e fiscalizações de trânsito.
Um dos principais eixos do trabalho foi o enfrentamento direto ao tráfico de drogas. No período, as equipes apreenderam 8.791 porções de entorpecentes, além de dinheiro, balanças de precisão, celulares e outros materiais ligados à atividade criminosa, reforçando o papel da Romu na retirada de ilícitos do convívio social e no fortalecimento da segurança pública em São Bernardo.
_____
Fonte: PMSBC | Texto: Luciana Almeida/PMSBC
