A Sabesp está finalizando uma série de investimentos que vão garantir mais água para Mauá. As obras estão 90% concluídas e trarão resultados para os moradores já no próximo verão. Com a construção de novos reservatórios, estações de bombeamento e a troca de tubulações antigas, haverá mais água disponível para a população em todos os bairros.
O investimento de R$ 166,8 milhões vai eliminar as fragilidades do sistema de abastecimento da cidade, que é antigo. Por causa disso, falta “força” no bombeamento da água para os bairros, assim como os reservatórios disponíveis não são mais suficientes para atender à população nos horários de pico. Vazamentos também acabam fazendo com que uma parte da vazão não chegue aos imóveis.
Com a desestatização, a Sabesp contratou o pacote de obras que está em andamento, que vai eliminar essas carências. As ações em execução causam transtornos temporários nas ruas da cidade, durante a realização dos trabalhos, mas a Companhia ressalta que os benefícios serão permanentes e sentidos já nas próximas semanas, com mais água na torneira de casa.
São três novos reservatórios, que vão aumentar o armazenamento na cidade. Essas caixas-d’água regionais guardam um volume de água para os horários de pico de consumo, garantindo o abastecimento mesmo nos momentos de maior demanda. Atualmente, a cidade tem uma capacidade instalada de armazenamento de 44 milhões de litros. Os três novos equipamentos adicionarão mais 12 milhões de litros (quase 30% a mais). Dois dos novos reservatórios ficarão no Jardim Zaíra, região que historicamente enfrenta maior dificuldade de fornecimento. O Jardim Anchieta receberá o terceiro equipamento novo.
A empresa está finalizando ainda a construção de três novas estações de bombeamento (elevatórias), além da melhoria de outras 11 já existentes. Na prática, essa revitalização aumentará a potência de bombeamento de água para os bairros.
A terceira parte da modernização do sistema é a troca de tubulações antigas por redes novas, com material de alta qualidade e durabilidade, equipamentos inteligentes de controle e novas infraestruturas estratégicas. São 27 quilômetros de tubos novos, que eliminarão os vazamentos que afetam a distribuição de água nas ruas.

Recuperação – A estimativa é que sejam preservados 500 milhões de litros por mês (o equivalente a 200 piscinas olímpicas), quantidade suficiente para abastecer uma cidade de 120 mil habitantes.
As ações também contemplam iniciativas socioambientais e educativas com escolas e instituições da cidade, com foco no consumo consciente e na preservação ambiental, reforçando o compromisso da Sabesp com a comunidade local. Com a modernização, Mauá passará a contar com um sistema de abastecimento mais robusto, moderno e preparado para acompanhar o crescimento da cidade.
“Cada avanço reforça o compromisso da Sabesp com a eficiência operacional, a sustentabilidade e a qualidade de vida dos mais de 480 mil moradores do município”, destaca Maycon de Abreu, diretor regional da empresa. “Estamos realizando em Mauá uma transformação estrutural, substituindo um sistema antigo por uma infraestrutura moderna, mais eficiente e preparada para o futuro. O novo conjunto vai trazer mais estabilidade, reduzir perdas e garantir mais segurança hídrica para toda a população.”
Sobre a Sabesp
A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) é responsável pelo fornecimento de água e pela coleta e tratamento de esgoto em 375 municípios paulistas, atendendo cerca de 28 milhões de habitantes. É uma das maiores empresas de saneamento ambiental do mundo e a maior do Brasil. A Nova Sabesp busca avançar cinco décadas em cinco anos, ampliando o acesso à água potável e ao saneamento básico para milhões de pessoas. Seu compromisso é antecipar em quatro anos as metas do Marco Legal do Saneamento, promovendo dignidade, saúde e desenvolvimento sustentável, enquanto preserva os recursos naturais para as futuras gerações.
