Em cumprimento a deliberação da Arsesp, a Sabesp iniciou nesta quarta-feira (27) medidas preventivas e de contingência temporárias, que incluem a redução da pressão da água durante a madrugada em toda a Região Metropolitana de São Paulo. A iniciativa busca preservar os níveis dos reservatórios e mananciais que abastecem a região, diante da escassez hídrica.
Redução noturna da pressão
Segundo a companhia e o Governo do Estado, a medida é temporária e será realizada durante oito horas diárias na madrugada, período de menor consumo. O objetivo é reduzir perdas por vazamentos e rompimentos de tubulações, além de economizar cerca de 4 mil litros de água por segundo.
A Sabesp informou que imóveis residenciais com caixa d’água não devem sentir os efeitos da redução, já que o reservatório interno garante o abastecimento nesse período.
Cenário de escassez
A decisão foi autorizada pela Agência Reguladora de Serviços Públicos de São Paulo (Arsesp) e contou com a participação da SP Águas e do Governo do Estado. O motivo é o baixo nível dos reservatórios: atualmente, o volume armazenado está em 38,2%, o menor desde 2015, quando o índice chegou a 9,5% em plena crise hídrica.
Em comparação, no mesmo dia de 2024, os reservatórios registravam 56,7%. O nível atual é considerado de atenção, mas pode ser classificado como crítico se cair entre 30% e 20% e entrar em emergência abaixo de 20%.
“É muito importante estabilizar os reservatórios até a chegada de novas chuvas. Para isso, a adoção de medidas de contingência é fundamental, assim como a cooperação da população na redução do consumo”, afirmou Camila Viana, presidente da SP Águas.
Investimentos desde 2015
Desde a crise hídrica de 2014/2015, a Sabesp investiu em obras para ampliar a resiliência do sistema, como o Sistema São Lourenço (2018), a interligação Jaguari–Atibainha, a ampliação da ETA Rio Grande e a modernização da ETA ABV. Também foram concluídas as obras do sistema Itapanhaú e estão previstas novas entregas, como a ETA Baixo Cotia, a Nova Travessia Taiaçupeba e a segunda fase da ampliação da ETA Rio Grande.
A companhia ainda adota estratégias como o sistema flex, que permite abastecer uma mesma região por diferentes mananciais, e estudos para ampliar interligações e transferir mais água do Paraíba do Sul para o Cantareira.
Comunicação com clientes
A Sabesp reforça a importância do uso consciente da água e orienta que os clientes mantenham seu cadastro atualizado para receber informações. Os canais de contato incluem:
- Nova Agência Virtual: novaagenciavirtual.sabesp.com.br, disponível 24h;
- Assistente virtual Sani: no site sabesp.com.br (com opção de atendimento humano de segunda a sábado, das 8h às 21h);
- WhatsApp: (11) 3388-8000, disponível 24h;
- Aplicativo Sabesp Mobile, para Android.