Um encontro da cultura e da saúde mental. Foi essa a tônica da primeira edição do “Samba de Roda CAPS AD III Centro”, na Rua Pedro Jacobucci, nº 500, Vila Euclides. O evento reuniu usuários do CAPS, familiares e membros da comunidade, oferecendo um espaço de cultura, lazer e promoção da saúde mental.
>>mais notícias: São Bernardo do Campo
A roda de samba contou com boa adesão dos pacientes, que participaram ativamente das atividades musicais e culturais. Além da celebração, o evento incluiu orientações sobre tratamento da dependência química, redução de danos e acesso à rede de atenção psicossocial, com profissionais do CAPS disponíveis para diálogo e esclarecimentos.
PROMOÇÃO DE SAÚDE MENTAL – Para o gestor do CAPS AD III Centro, Carlos Aluísio Siqueira, a iniciativa vai muito além de um simples samba. “O samba de roda é uma ótima oportunidade para promover saúde mental, aproximar os usuários do CAPS e mostrar os dispositivos de cuidado disponíveis”, afirmou. “É a primeira edição, mas a ideia é repetir o evento todos os meses, fortalecendo vínculos entre usuários, familiares, profissionais e comunidade.”
O psicólogo Rodrigo Marchezoni de Oliveira destacou o valor terapêutico e social da ação. “Fazer um samba dentro do CAPS permite enxergar a saúde mental do paciente por outros vieses, culturais e de prazer. É um momento em que pacientes e profissionais fazem algo juntos, fora dos grupos terapêuticos tradicionais”, declarou.
O profissional explica que, além disso, o evento ajuda a desestigmatizar o CAPS, mostrando que não é um hospício, mas um espaço aberto, seguro e acolhedor, onde cada usuário pode participar do seu próprio tratamento. “Abrir a roda para a comunidade aproxima as pessoas do serviço e reforça a ideia de saúde mental integrada à vida cotidiana.”
A ação reforça o compromisso do CAPS AD III Centro em aproximar a comunidade, reduzir preconceitos e fortalecer a importância do cuidado coletivo, além de valorizar a cultura popular como instrumento terapêutico, ampliando o repertório de vida dos pacientes e promovendo integração social.
O sucesso da primeira edição demonstra como cultura, lazer e cuidado em saúde mental podem caminhar juntos, promovendo bem-estar, inclusão social e fortalecendo redes de apoio na comunidade.
______
Fonte: PMSBC | Texto e fotos: Juliano Mendonça