Para fortalecer o planejamento e a execução de políticas públicas voltadas ao setor turístico, a Prefeitura de Santo André e a Strong Business School assinaram termo de cooperação técnica para a realização da terceira edição do Estudo de Demanda Turística do município.
>>mais notícias: Santo André
A assinatura ocorreu na unidade andreense da instituição e contou com a presença do secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato, e do mantenedor da faculdade, Sérgio Tadeu Ribeiro.
O levantamento, conduzido pelo Centro de Inteligência de Mercado (CIM) da Strong Business School, sob coordenação do professor Luciano Schmitz, contará com o envolvimento direto de alunos na aplicação de questionários e análise de dados. As pesquisas de campo serão realizadas nos principais pontos de visitação da cidade, como Paranapiacaba, Sabina Parque Escola do Conhecimento, Santuário Nacional da Umbanda e rede hoteleira local. O relatório final está previsto para novembro.
Segundo o secretário Evandro Banzato, a parceria com a Strong tem sido fundamental para compreender o perfil e as necessidades dos visitantes. “Mapear esses turistas e entendermos o que eles querem e onde estão as oportunidades e os gargalos é fundamental. Esse trabalho conjunto entre academia e poder público com certeza trará impacto, como já vem impactando, afinal os números do turismo na cidade anualmente apresentam crescimento”, destacou.
Para o mantenedor da Strong Business School, Sérgio Tadeu Ribeiro, a pesquisa é uma oportunidade de alinhar conhecimento acadêmico com demandas reais da cidade. “Para a Strong, é uma honra contribuir novamente com a produção de conhecimento estratégico que impulsione o desenvolvimento local. Parcerias como essa reforçam nosso compromisso com a educação aplicada e com o impacto positivo na sociedade”, afirmou.

A última edição do estudo, realizada em 2022, identificou que Santo André recebe anualmente cerca de 550 mil turistas, oriundos de 100 cidades brasileiras e de países como Argentina, Japão e Suíça. O levantamento apontou que a maioria visita a cidade por um único dia (67,6%), com motivação principal de lazer e descanso (42,3%), seguida por negócios (19,5%) e turismo religioso (10,2%).
Paranapiacaba, Sabina Parque Escola do Conhecimento e o Santuário Nacional da Umbanda estão entre os atrativos mais citados, além de bares, restaurantes, vida noturna e shopping centers. Os dados também revelaram que 26,2% dos visitantes gastam entre R$ 50 e R$ 100 por visita, e que restaurantes são o serviço mais utilizado pelos turistas (34,4%).
Os estudos completos de demanda turística de Santo André podem ser consultados no portal oficial de turismo da cidade: https://www3.santoandre.sp.gov.br/turismosantoandre/estudo-de-demanda-turistica/
___________
Fonte: MPMSA | Texto: Renan Muniz/PMSA