Cães e seus tutores têm um novo ponto de encontro em Santo André. A cidade inaugurou na manhã deste sábado (10) o maior Pet Parque da América Latina, superando o do Parque do Ibirapuera. O espaço fica em uma área de 10 mil metros quadrados localizada em frente ao Hospital Veterinário e ao lado do Parque Central, sendo o 42º equipamento deste tipo instalado no município.

“É mais do que um Pet Parque, é uma requalificação urbana. O Parque Central que já é conhecido como o parque dos cachorros e agora ganhou mais esse equipamento. Foram R$ 2,1 milhões investidos de um recurso já destinado a causa animal e utilizamos árvores do nosso viveiro municipal e muitos dos brinquedos vieram da Fabrinque, que reaproveita árvores e outros objetos, ou seja, ainda é um Pet Parque sustentável. Essa inauguração faz parte de um complexo animal, já que temos aqui o Hospital Veterinário e teremos uma nova Zoonoses neste espaço também”, destacou o prefeito Gilvan Junior.

Logo na inauguração, cães de diversas raças e tamanhos compareceram e desbravaram o mais novo espaço de Santo André voltado aos pets, local que promete proporcionar experiências, amizades e promover o bem estar de animais e também dos humanos.
O novo Pet Parque, que vai funcionar das 8h às 20h, conta com dois acessos exclusivos: um pela rua Juquiá, em frente ao Hospital Veterinário e à Sabina; e um pelo Parque Central.
>>mais notícias: Santo André
O equipamento abriu os portões com diversos obstáculos espalhados pela grandiosa área, como salto com pneu, rampa, gangorra, túneis aberto e fechado, salto e muito mais. Além disso, dispõe ainda de pista de caminhada, área de alongamento com equipamentos, área de convivência com bancos e mesas, além de árvores frutíferas e nativas. O investimento foi de R$ 2,1 milhões, incluindo a iluminação.
“Santo André entende hoje a necessidade destes espaços e em uma conversa com o prefeito Gilvan decidimos fazer o maior e melhor espaço que podíamos para acolher os animais e seus tutores. E não tinha lugar melhor, já que o Parque Central é conhecido como o parque dos pets”, afirmou o secretário de Manutenção e Serviços Urbanos, José Antônio Ferreira.
O evento de inauguração contou ainda com cabine de fotos, registro das patinhas dos pets, feira de adoção, distribuição gratuita de pipoca, algodão doce e suco.
O terreno, inclusive, é mais um que carrega um histórico de irregularidades e agora recebe da Prefeitura uma destinação definitiva que promove o bem-estar da população – a exemplo da usina fotovoltaica que está sendo construída no bairro Cidade São Jorge, no antigo local do aterro municipal.
“Esta área foi ocupada pela comunidade Gamboa por décadas e estava deteriorada, com esgoto irregular, restos de construção e ausência de área verde. Agora, há árvores frutos de compensação ambiental e plantas, o que é muito importante para sequestrar gás carbônico, um dos gases de efeito estufa, contribuindo para minimizar as mudanças climáticas”, pontuou o secretário de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Edinilson Ferreira dos Santos.
A Prefeitura planeja a construção de novos Pet Parques pela cidade. Os próximos espaços que serão contemplados são a Praça Jardim Alvorada 2, Parque Linear Santa Teresinha e Parque Gerassi.
Fonte: PMSA | Texto: Anderson Fattori e Dérek Bittencourt
Fotos: Alex Cavanha/PSA e Renato Silva/PSA | Vídeo: Renato Silva/PSA