A administração municipal de Santo André implementou, no Sistema de Informações Geográficas Andreense (SIGA), uma nova categoria que engloba os 23 corredores comerciais. Após a aprovação do novo Plano Diretor, esses corredores serão transformados em CCSA (Cidade Comercial SA). O endereço do portal é siga.santoandre.sp.gov.br.
Essas áreas foram identificadas durante a revisão do Plano Diretor, que mapeou as principais concentrações de atividades comerciais e serviços na cidade, destacando locais com potencial de expansão. Agora, esses locais estão disponíveis no SIGA, oferecendo acesso a informações como quantidade de comércios e os tipos de serviços disponíveis.
A iniciativa foi conduzida pela Secretaria de Planejamento Estratégico e Licenciamento, responsável pelo desenvolvimento e atualizações do SIGA, bem como pela revisão do Plano Diretor através do Departamento de Desenvolvimento e Projetos Urbanos.
O secretário de Planejamento Estratégico e Licenciamento, Acácio Miranda, destaca que essa adição ao SIGA faz parte da iniciativa de desburocratização do acesso à informação, alinhando-se ao projeto Santo André 500 Anos, que visa uma cidade mais conectada e a disseminação das principais informações do município.
Lançado em 2021, o SIGA reúne dados oficiais do município para facilitar o acesso a informações sobre a cidade para a administração pública, centros de pesquisa, universidades, imprensa e população em geral. Com dados georreferenciados de Santo André, o sistema visa apoiar pesquisas, gestão e planejamento estratégico.
A nova camada de corredores comerciais no SIGA é vista como uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento urbano e econômico, fornecendo informações acessíveis e úteis para aprimorar a tomada de decisões, promover transparência e atrair investimentos privados de forma ordenada, utilizando dados de mercado para atrair novos modelos de negócios e franquias nos bairros. Além dos corredores, o SIGA contém 190 camadas de informações em 22 temas, incluindo localização de bairros, divisas municipais, população por bairro, equipamentos públicos, coleta de recicláveis, uso e ocupação do solo, trânsito, entre outros.