A iniciativa, em parceria com o Senac, atende disciplinas relacionadas à área administrativa
A Prefeitura de Santo André, em parceria com o SENAC-SP, deu início oficialmente, nesta segunda-feira (17), aos cursos de qualificação profissional gratuitos, voltados à população de baixa renda. Entre as 175 vagas, com grade de 160 horas, estão as disciplinas para formar auxiliar de escritório, auxiliar de recursos humanos, auxiliar administrativo e vendedor.
Participando da cerimônia de abertura, no CESA Cata Preta, na Vila João Ramalho, o prefeito Paulo Serra ressaltou a importância da qualificação profissional. “Estes cursos trazem mudança na vida das pessoas a partir do conhecimento. Aqui mesmo, no Cata Preta, temos mais de 150 vagas da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), contabilizando mais de 100 matriculados. Já formamos e qualificamos 8 mil pessoas desde que iniciamos esta gestão e vamos estimular uma quantidade cada vez maior para gerar oportunidade de emprego para nossa gente”, afirmou.
“Como um próximo passo para quem já tem qualificação, contamos com o Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda (CPETR), que intermedia mão de obra com as empresas da cidade em processo de contratação. Graças à credibilidade que trouxemos de volta para a cidade, novas empresas estão investindo em Santo André”, completou o prefeito.
A aluna Neuza Reis dos Santos comemorou a iniciativa ao receber o material didático para iniciar as aulas. “Estou ansiosa para começar. Agradeço esta oportunidade porque realmente precisamos de mais incentivos como este para a população”, pontuou.
“Para nós, do Senac, é uma honra fazer este trabalho em parceria com a Prefeitura. O resultado e empenho para oferta destes cursos só faz sentido a partir da dedicação e foco dos participantes em crescimento. Mais do que aprender um ofício, é transformar vidas que podem influenciar aqueles que os rodeiam com iniciativas produtivas”, destacou Erika Rohrbacher, gerente do Senac Santo André.
A parceria entre a Prefeitura de Santo André e o SENAC-SP ocorre por meio do Núcleo de Inovação Social, Secretaria de Educação, Secretaria de Cidadania e Assistência Social e Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego. Como estratégia da Administração Municipal para facilitar o acesso à população de baixa renda, foram abertas vagas em locais como o CESA Cata Preta e o Centro de Visitantes da Vila de Paranapiacaba. A iniciativa, com reconhecido padrão de qualidade SENAC de ensino, não traz custos para os cofres públicos.
Texto: Caroline Terzi
Fotos: Helber Aggio/PSA