
Equipe estreia na competição no dérbi do ABC, contra o São Bernardo, nesta sexta-feira (12), às 20h, no ginásio Pedro Dell’Antonia
O basquete feminino de Santo André espera iniciar com a “mão direita” a temporada 2018, trazendo os bons resultados do último ano. Em 2017, a equipe andreense conquistou três títulos – Campeonato Paulista, Jogos Regionais e Jogos Abertos do Interior – além de ficar na terceira colocação da LBF (Liga de Basquete Feminino), e é exatamente a competição nacional o primeiro desafio do time. O objetivo é um só: ser campeão. A estreia acontece nesta sexta-feira (12), no clássico regional, diante do São Bernardo, no ginásio Pedro Dell’Antonia, às 20h. A entrada é gratuita. Vale lembrar que Santo André venceu a primeira edição da Liga, em 2011.
“A nossa ideia é subir um degrau. Se chegamos em terceiro ano passado, agora queremos ir à final e trazer o título. Temos um time muito entrosado, que já se conhece bem, com uma comunicação fácil. Este campeonato é o mais difícil e terá desta vez nove equipes, trazendo equilíbrio. Temos condições de ir longe, já que temos um time competitivo”, analisou o técnico Bruno Guidorizzi. A competição ainda reúne o Campinas, Ituano, Sampaio Corrêa, Uninassau Recife, São Bernardo, Presidente Venceslau, Catanduva e Blumenau. As equipes se enfrentam em turno e returno para definirem as quartas de final. Esta fase e a semifinal serão disputadas em melhor de três jogos, já a final poderá ter até cinco jogos.
“Os jogos com certeza serão bem parelhos, com vitórias apertadas. As meninas são muito comprometidas e focadas, e este pode ser nosso diferencial, além de jogar taticamente bem. Campinas trouxe uma base forte de Americana, Sampaio montou um time interessante, Recife tem jogadoras que podem decidir jogos, Itu formou um bom grupo e conta com a experiência do técnico Antonio Carlos Barboza. Será um campeonato decidido nos detalhes”, enfatizou Bruno Guidorizzi.

Uma das atletas mais experientes do grupo, a pivô Simone, que atua por Santo André há cerca de 20 anos, acredita que a concentração em cada momento será o diferencial em busca do objetivo traçado. “Estamos trabalhando pensando em vencer, trazer o título. Temos um grupo muito unido, fechado, e sempre falo para as meninas que temos que estar concentradas em cada momento. Seja no treino, no jogo, temos que viver aquele momento da melhor maneira, deixar de pensar nos outros e focar em nós mesmas”, salientou. A atleta ainda não definiu quando vai parar de jogar e só pensa em ajudar o Santo André. “Enquanto o corpo responder aos comandos da cabeça, vou continuar. Tento me manter bem fisicamente para ajudar minhas companheiras e buscarmos as vitórias”, concluiu.
Estrelas – O conhecido Jogo das Estrelas, que reúne as melhores jogadoras da temporada, acontecerá neste ano em Santo André, exatamente no aniversário da cidade (08/04). Além da partida, haverá outras competições, como a inédita disputa de enterradas.
LIGA DE BASQUETE FEMININO
Santo André x São Bernardo, sexta-feira (12/01), às 20h, no ginásio Pedro Dell’Antonia
Santo André x Catanduva, sexta-feira (19/01), às 21h, no ginásio Pedro Dell’Antonia
Santo André x Venceslau, domingo (21/01), às 19h, no ginásio Pedro Dell’Antonia
Campinas x Santo André, domingo (28/01), às 17h, em Campinas
Santo André x Blumenau, sábado (03/02), às 19h, no ginásio Pedro Dell’Antonia
Ituano x Santo André, sexta-feira (16/02), às 21h, em Itu
Uninassau x Santo André, sexta-feira (02/03), às 21h, em Recife
Sampaio Corrêa x Santo André, domingo (04/03), às 15h, em São Luís
Santo André x Ituano, domingo (11/03), às 15h, no ginásio Pedro Dell’Antonia
Blumenau x Santo André, domingo (18/03), às 17h, em Blumenau
São Bernardo x Santo André, sábado (24/03), às 20h, em São Bernardo
Santo André x Campinas, sexta-feira (30/03), às 19h, no ginásio Pedro Dell’Antonia
Venceslau x Santo André, terça-feira (03/04), às 21h, em Presidente Venceslau
Catanduva x Santo André, quinta-feira (05/04), às 19h, em Catanduva
Santo André x Uninassau, sexta-feira (20/04), às 21h, no ginásio Pedro Dell’Antonia
Santo André x Sampaio Corrêa, domingo (22/04), às 15h, no ginásio Pedro Dell’Antonia
Fotos: Júlio Bastos/PSA
Texto: Guilherme Menezes