A Secretaria de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, por meio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), interditou nesta sexta-feira (9) uma adega na rua Pintassilva, no Parque Miami, devido a recorrentes problemas de poluição sonora. A ação contou com o apoio da Guarda Civil Municipal e das Rondas com Motocicletas (Romo).

O estabelecimento já havia sido autuado diversas vezes, por meio de Advertência Ambiental e Autos de Infração Ambiental (equivalente à multa). O proprietário foi orientado, inclusive, sobre a legislação vigente durante as operações “Sono Tranquilo”, realizadas em parceria com a GCM, mas continuava a realizar eventos com música ao vivo e uso paredões de som, o que gerava reclamações da comunidade. O equipamento de som já havia sido apreendido anteriormente.
>>mais notícias: Santo André
As equipes municipais efetuaram a lacração do local, com a colocação de barreiras de concreto. Para obter a desinterdição e a devolução das caixas de som, os responsáveis deverão pagar as multas, assinar o Termo de Compromisso e comprometer-se a não realizar mais eventos ou emitir sons acima do limite permitido por lei.
Em 2025, Santo André já realizou 12 Operações Sono Tranquilo, com o objetivo de garantir o sossego da população. Além disso, foram interditados 11 bares e adegas e apreendidas nove caixas de som.
Para denunciar casos de poluição sonora em estabelecimentos como bares, adegas, restaurantes, escolas de samba, além de obras e templos religiosos, o cidadão deve entrar em contato pelos canais oficiais do Semasa: www.semasa.sp.gov.br, https://portais.santoandre.sp.gov.br/semasa/institucional/servicos-ao-usuario/ e atendimento telefônico (0800-4848115 ou 4433-9300), de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h.
_________
*Com informações: PMSA
Foto: Divulgação/Semasa