A Prefeitura de Santo André lançou nesta segunda-feira (15) o projeto Jornada Ecoagente, iniciativa de educação ambiental que irá capacitar professores, alunos e comunidade escolar com ações práticas de sustentabilidade. A proposta busca transformar escolas da rede municipal em laboratórios de resiliência climática.
>>mais notícias: Santo André
Formação de ecoagentes
Entre 2025 e 2026, o programa vai atender 50 unidades escolares e formar cerca de 12,5 mil ecoagentes, envolvendo estudantes, educadores e famílias.
“Lançamos hoje uma ação que vai transformar nossas crianças em agentes que realmente serão sementes para transformar nosso futuro. Nossos profissionais são fundamentais neste processo”, destacou o secretário de Educação de Santo André, Pedrinho Botaro.
A Jornada Ecoagente é realizada pela Emea (Escola Municipal de Educação Ambiental) Parque Tangará – Parque Escola, em parceria com o Instituto Iprodesc (Instituto de Promoção ao Desenvolvimento Científico).
Três eixos principais do programa
- Quintal Vivo: Horta/Jardim Sensorial – promove experiências práticas sobre ciclo de vida das plantas, biodiversidade e alimentação saudável, incentivando hortas domésticas e valorização da biodiversidade local.
- Sobrou na Mesa, Virou Natureza: Compostagem – ensina o aproveitamento integral dos alimentos e a redução do desperdício, com foco em transformar restos orgânicos em adubo.
- Escolhas que Transformam: Resíduos e Rejeitos – estimula a separação correta de resíduos, consumo consciente e ampliação da cultura da reciclagem nos bairros.
Para a secretária adjunta de Educação, Carla Maria Menezes, o nome do projeto carrega simbolismo:
“‘A gente’, separado, envolve nós. E ‘agente’, junto, é aquele que age, constrói e faz a diferença. Essa atividade reforça a importância de fazermos a nossa parte, no coletivo e no individual.”
Atividades abertas ao público
Além das ações nas escolas, o programa contará com o “Sábado na Emea”, com oficinas e atividades de educação ambiental abertas à comunidade, no espaço do Parque Tangará.
“Nosso espaço será ainda mais referência em educação ambiental na cidade. O Sábado na Emea é o momento de ampliar essa temática para todas as idades”, destacou Edilene Vieira Fazza, gerente da Emea.
Educação e sustentabilidade como política pública
A Jornada Ecoagente está alinhada à BNCC (Base Nacional Comum Curricular), ao Plano Municipal de Educação (PME), à Política Municipal de Educação Ambiental (PMEA) e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), consolidando a educação ambiental como política pública em Santo André.
__________
*Com informações: PMSA