A cidade de Santo André foi selecionada pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) para apresentar seus programas e ações de combate às mudanças climáticas no Pavilhão Brasileiro da COP29. A 29ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas ocorre de 11 a 22 de novembro em Baku, Azerbaijão. No dia 16 de novembro, a Prefeitura de Santo André, por meio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), terá um destaque especial, onde apresentará o programa Moeda Verde.
Moeda Verde e Outras Iniciativas de Sustentabilidade em Santo André
A escolha de Santo André pelo Governo Federal reforça a importância da cidade na luta pela sustentabilidade e resiliência ambiental. Entre as iniciativas selecionadas, estão os programas Moeda Verde e Santo André 500 anos, além dos projetos de renaturalização do Córrego GE e de reaproveitamento de recursos hídricos no Parque Guaraciaba. No total, o MMA recebeu 470 propostas e escolheu 60, entre elas as quatro de Santo André.
LEIA TAMBÉM: Moeda Verde chega aos núcleos Quilombo I, II e III, na Vila Palmares
O programa Moeda Verde é uma das principais iniciativas socioambientais da cidade, realizada pelo Núcleo de Inovação Social e Semasa. O programa promove a troca de resíduos recicláveis por alimentos hortifrúti e já recolheu mais de 1,7 mil toneladas de resíduos, que são enviados às cooperativas de reciclagem. Em troca, foram distribuídas mais de 340 toneladas de alimentos frescos. Essa iniciativa está ativa em 28 comunidades de Santo André e beneficia aproximadamente 100 mil moradores, promovendo a sustentabilidade e garantindo a segurança alimentar. Em 2022, o programa tornou-se uma lei municipal, e neste mês, o Moeda Verde completa sete anos.
Além do Moeda Verde, Santo André também lançou o programa Santo André 500 Anos, uma iniciativa que traça diretrizes de longo prazo para transformar a cidade em um local mais inclusivo, sustentável e moderno nas próximas décadas. A construção dessa visão foi participativa, com a criação de uma lei municipal publicada em abril deste ano.
O projeto de reaproveitamento de recursos hídricos no Parque Guaraciaba é outra ação de destaque, que incluiu a revitalização da área, a instalação de um sistema de captação de água e a contenção das margens do lago com pedras e vegetação para reduzir a poluição. Essa iniciativa economizou cerca de 12 mil m³ de água tratada em 2023.
Outro projeto selecionado é a renaturalização do Córrego GE, que visa transformar um trecho canalizado em um canal de perfil natural, favorecendo a vegetação local e criando uma área de lazer e contemplação para os cidadãos.
COP
A COP (Convenção das Partes) é uma convenção anual entre os países membros da ONU (Organização das Nações Unidas), que visa discutir medidas de mitigação às mudanças climáticas. Atualmente, participam do evento os 193 países membros da ONU e cinco territórios.
A convenção estabelece um importante espaço de diálogo e cooperação entre os países com o objetivo de conter o aumento da temperatura do planeta e os seus efeitos adversos sobre todos os habitats, sendo que algumas de suas conquistas mais famosas foram a assinatura do Protocolo de Kyoto, em 1997, e o Acordo de Paris, em 2015. Em 2025, o Brasil sediará a COP30, que ocorrerá em novembro, na cidade de Belém (Pará).