A Prefeitura de Santo André assinou nesta terça-feira (16) um termo de cooperação com a Prefeitura de São Paulo para utilização do Sistema de Monitoramento e Acompanhamento Estratégico (SMAE). O evento contou com as presenças dos prefeitos Gilvan Ferreira e Ricardo Nunes e ocorreu no Edifício Matarazzo, sede da administração paulistana. Também estiveram presentes o secretário de Inovação e Tecnologia de Santo André, Diego Cabral, e a secretária adjunta de Governo e Planejamento Estratégico, Priscila Dias Miranda da Silva.
Desenvolvido pela Prefeitura de São Paulo com um custo de R$ 20 milhões, o SMAE foi implementado pela Secretaria de Inovação e Tecnologia andreense para uso da Secretaria de Governo e Planejamento Estratégico, e busca garantir uma gestão pública mais eficiente, transparente, moderna e baseada em dados, substituindo processos manuais e descentralizados por um sistema integrado, seguro e padronizado, que permita acompanhar metas e projetos da Prefeitura de forma contínua, precisa e em tempo real.
>>mais notícias: Santo André
“Estamos consolidando em Santo André uma cultura de gestão baseada em dados, monitoramento permanente e transparência. A adoção do SMAE fortalece esse processo, porque nos permite acompanhar cada projeto em tempo real, identificar gargalos, corrigir rotas e garantir que o planejamento estratégico esteja conectado ao orçamento e à execução das políticas públicas”, destacou Gilvan Ferreira.
O sistema é um software livre e de código aberto, criado para aprimorar a gestão da informação e assegurar a consistência dos dados utilizados no planejamento estratégico e no monitoramento de projetos prioritários. O sistema abrange o acompanhamento do Programa de Metas, dos Projetos Prioritários da gestão, de Obras Públicas, das Transferências Voluntárias, como emendas parlamentares, e dos Planos Setoriais de cada órgão municipal.
Construído com base em metodologia ágil e em estreita colaboração com servidores públicos, o SMAE apresenta elevada aderência às rotinas administrativas e aos fluxos decisórios. Atualmente, a plataforma está integrada ao sistema orçamentário municipal e ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI), permitindo o intercâmbio automático de dados. Além disso, conta com API pública, que possibilita o desenvolvimento de painéis de monitoramento, visualizações dinâmicas e novas integrações institucionais.
A adesão de Santo André ao sistema não acarretará custos para o município e representa mais um passo no fortalecimento da transparência, da eficiência administrativa e da gestão orientada por resultados, pilares que têm marcado o início da gestão do prefeito Gilvan Ferreira. Santo André é a segunda cidade do país a formalizar o acordo com a capital paulista para a utilização do sistema – a primeira foi Nossa Senhora do Socorro, em Sergipe.
_______
Fonte: PMSA | Texto: Dérek Bittencourt
