O que antes era um terreno degradado e sem utilidade pública, agora ganha contornos de área verde e lazer. O prefeito de Santo André, Gilvan Ferreira, deu o pontapé inicial nas obras do novo parque linear do Complexo Maurício de Medeiros na última sexta-feira (23). A intervenção é o “ponto final” de um projeto ambicioso que começou com a canalização do córrego local e a abertura de uma das maiores avenidas da cidade.
“Estamos transformando uma área que era degradada às margens da avenida em um parque de 10 mil metros quadrados”, destacou o prefeito durante vistoria ao canteiro de obras, acompanhado pela secretária de Infraestrutura e Obras, Maryluce Rossi.

Esporte e lazer para todas as idades
O projeto do novo parque foi desenhado para ser um dos mais completos da região do Jardim Irene e Cata Preta. A lista de equipamentos esportivos é extensa e inclui modalidades que estão em alta:
- Esportes de Quadra: Campo de society, quadra “gol a gol”, meia quadra de basquete e quadra de areia.
- Novidade: O espaço contará com uma quadra de pickleball, esporte que vem ganhando muitos adeptos no Brasil.
- Bem-estar: Academia ao ar livre, playground para as crianças e um pet parque exclusivo para os animais de estimação.
- Mobilidade: Uma ciclovia de 425 metros percorrerá a extensão do parque, conectando-se ao sistema viário.
Sustentabilidade no “Quintal Verde”
Além das opções de lazer, o Parque Maurício de Medeiros terá um viés educativo e ambiental. O local abrigará um novo polo do projeto Quintal Verde.
O espaço será voltado para a educação ambiental, incentivando os moradores a praticarem a agricultura sustentável e o plantio de hortaliças. O parque também participará do projeto Baldinho Verde, onde a população pode realizar a compostagem de resíduos e trocá-los por alimentos frescos (hortifrúti) ou composto orgânico.



Infraestrutura completa
O investimento reforça a estratégia da gestão em levar equipamentos de alta qualidade para as áreas periféricas da cidade. “Aqui ao lado fizemos uma das maiores obras viárias de Santo André. E agora teremos um local voltado ao bem-estar e à qualidade de vida da nossa população”, concluiu Gilvan.
O parque ainda contará com um anfiteatro para apresentações culturais, consolidando o local como o principal ponto de encontro da zona sul andreense.
__________
*Com informações: PMSA
