A cidade de Santo André deu um passo significativo no atendimento a pacientes oncológicos com o início de um serviço de quimioterapia diretamente no município. A parceria entre a Prefeitura e a clínica Onko Oncologia, localizada na Rua Siqueira Campos, 360, no Centro, elimina a necessidade de deslocamentos longos para tratamentos fora da cidade e reforça o compromisso com a saúde dos andreenses.
>>mais notícias: Santo André
Tratamento gratuito e mais próximo de casa
Antes da novidade, os pacientes da rede municipal dependiam da Rede Hebe Camargo, do Governo do Estado, que frequentemente encaminhava os moradores de Santo André para tratamento no Hospital Geral de Guarulhos. Agora, o serviço municipal oferecerá quimioterapia para diversos tipos de câncer, incluindo mama, ovário, colo de útero, estômago, cólon/reto/canal anal, pulmão, próstata e cabeça e pescoço, com exceção da tireoide.
“Santo André dá um grande salto no tratamento oncológico ao iniciar o serviço de quimioterapia no município. É um programa que começamos a mapear quando eu ainda ocupava a Secretaria de Saúde e, agora, como prefeito, conseguimos tirar do papel. É uma forma de trazermos um tratamento ainda mais digno e 100% gratuito aos pacientes oncológicos de Santo André”, afirmou o prefeito Gilvan Junior, que liderou o projeto desde quando ocupava o cargo de secretário de Saúde.
Benefício imediato aos pacientes
O novo serviço começou a funcionar nesta terça-feira e já recebeu aprovação dos pacientes e familiares. Douglas Lucena Silva da Costa, 46 anos, comemorou ao levar o pai, Elias da Costa, de 75 anos, para a primeira consulta. “Estamos sendo muito bem atendidos. Meu pai foi diagnosticado com câncer de próstata em novembro e estávamos aguardando para iniciar a quimioterapia. Fiquei muito feliz em poder iniciar o tratamento e ainda aqui em Santo André, perto de casa” disse ele.
Como funciona o atendimento
O fluxo de atendimento segue o mesmo:
- O paciente é atendido em uma Unidade Básica de Saúde (UBS).
- Caso necessário, é encaminhado aos oncologistas do Centro Hospitalar Municipal de Santo André (CHMSA).
- O oncologista solicita o tratamento de quimioterapia, que é realizado na clínica conveniada.
“Um avanço importante para a rede municipal de saúde oferecer aos nossos pacientes o tratamento com quimioterapia, que é fundamental no combate e controle do câncer. Agora o morador de Santo André não terá mais que fazer grandes deslocamentos para realizar o tratamento do câncer. Por mais que seja uma responsabilidade do Estado, estamos fazendo um grande esforço para oferecer esse recurso na nossa cidade pensando na saúde e no bem-estar dos nossos munícipes”, destacou o secretário de Saúde, Pedro Seno.
Uma conquista para a saúde pública
A iniciativa é uma demonstração de como ações municipais podem impactar diretamente a qualidade de vida dos cidadãos, oferecendo acesso a serviços de alta complexidade com dignidade e proximidade.
______
*Com Informações: Anderson Fattori/PMSA | Fotos: Eduardo Merlino/PSA – Vídeo: Renato Silva/PSA