A cidade de Santo André recebeu reconhecimento internacional pelas práticas de cuidado, atendimento e prevenção do Acidente Vascular Cerebral (AVC). A certificação Região Angel é concedida pela European Stroke Organisation – ESO (Organização Europeia para o Acidente Vascular Cerebral) e pela farmacêutica Boehringer Ingelheim.
Santo André se tornou a primeira cidade da Grande São Paulo a receber esse reconhecimento internacional. A conquista destaca o avanço das políticas locais de cuidado ao AVC e integra Santo André a um seleto grupo de apenas 64 cidades no mundo com essa certificação, das quais 20 estão no Brasil.
>>mais notícias: Santo André
“Receber essa certificação é um motivo de orgulho para nós, principalmente porque tratamos da saúde com muito carinho. Fico muito feliz em ver que todo o empenho e dedicação que temos para mais humanização no tratamento está resultando numa melhor qualidade de vida para as pessoas da nossa cidade”, afirma o prefeito Gilvan Ferreira.
O título reconhece a atuação integrada entre as secretarias de Saúde e Educação, capacitando escolas e o Samu para identificar rapidamente os sintomas, agilizar o atendimento e melhorar a reabilitação dos pacientes. Crianças da rede de educação básica são capacitadas para reconhecer os sintomas do AVC por meio de atividades lúdicas, transformando-as em multiplicadoras de conhecimento.
Segundo a ESO, trata-se de um selo que indica padrões internacionais de monitoramento, cuidado e resposta rápida. Apesar da lista atual contar com 67 cidades, o projeto visa certificar 100 cidades até dezembro de 2027.
“Com muito orgulho, agora temos Santo André como uma cidade Angel certificada globalmente, após atingir todos os critérios de qualidade hospitalar, pré-hospitalar e com relação à conscientização das crianças”, diz a gerente da iniciativa Angels Brasil, Paula Ogawa.

Vivian Finotti, Consultora Científica da iniciativa Angels Brasil, comentou sobre a importância dessa certificação ao município. “Nós agradecemos muito a todas as equipes que fizeram parte desse projeto e parabenizamos pela certificação. Esse é um sinônimo de que Santo André é uma cidade mais segura para pacientes da doença que mais incapacita pessoas no mundo”.
Para a população, os benefícios incluem maior agilidade no reconhecimento e tratamento do AVC, campanhas de conscientização, treinamento de profissionais e melhoria contínua dos processos hospitalares. O resultado é a redução do número de perdas e de pacientes com sequelas graves, além de uma rede de suporte mais sólida para os pacientes.
Além da premiação de Região Angel para a cidade, o Centro Hospitalar Municipal de Santo André (CHMSA) detém, atualmente, a certificação nível Diamante do Angels WSO, premiação que contempla hospitais de fora da Europa que se destacam pelo monitoramento rigoroso e cuidado ao paciente com AVC. Este é o mais alto nível do prêmio, alcançado por apenas 20 hospitais no Brasil, sendo quatro no estado de São Paulo.
“Com esses avanços, Santo André consolida-se como referência nacional em políticas públicas e atenção hospitalar voltadas ao combate ao AVC”, reforça o prefeito Gilvan Ferreira.
________
Fonte: PMSA | Texto: Arthur Novaes/PMSA
