Cerca de 200 empreendedores, investidores, mentores e outros atores ligados à tecnologia participaram, neste sábado (22), do Startup Day, na Sabina Escola Parque do Conhecimento, em Santo André. O evento faz parte do calendário nacional do Sebrae e, no ABC, a ação foi realizada pelo Sebrae for Startups e cocriada pelo ecossistema de inovação, em parceria com a Prefeitura de Santo André, por meio do Parque Tecnológico.
Em sua 11ª edição, o Startup Day aconteceu simultaneamente em 250 cidades brasileiras e reuniu startups em diferentes estágios de maturidade — desde curiosidade e ideação até validação, tração, crescimento e escala. A proposta do encontro foi impulsionar conexões, compartilhar experiências e debater os caminhos do empreendedorismo de base tecnológica no Brasil.

De acordo com o prefeito Gilvan Junior, a inovação e a tecnologia são alguns dos assuntos em que a Prefeitura tem um olhar especial. “É difícil reunir o ecossistema de inovação, ter as startups funcionando em parceria com a academia e com o poder público. Isso é um trabalho de anos. Hoje temos esse bom ambiente em Santo André, além de várias outras ações que envolvem inovação, como as diversas ferramentas que temos disponíveis tornando Santo André uma cidade inteligente”, contou.
O que são startups e por que elas são importantes
Startups são empresas emergentes, geralmente de base tecnológica, que desenvolvem modelos de negócio inovadores, escaláveis e com grande potencial de crescimento. Elas nascem com o propósito de solucionar problemas reais da sociedade com agilidade, criatividade e uso intensivo de tecnologia.
Esse tipo de empresa tem papel estratégico na economia contemporânea. Além de gerar empregos, atrair investimentos e fomentar a cultura empreendedora, as startups também contribuem para transformar cidades em ambientes mais inteligentes e sustentáveis.
No Brasil, o movimento de startups tem ganhado força nos últimos anos, impulsionado por iniciativas públicas, privadas e do terceiro setor. Eventos como o Startup Day reforçam esse crescimento ao reunir diferentes atores do ecossistema para criar conexões e gerar oportunidades.
Tecnologia, impacto social e protagonismo feminino
O Startup Day trouxe especialistas e empreendedoras para discutir inovação, impacto social e liderança feminina no setor de tecnologia. O evento começou com visita à Sabina, seguido de uma abertura no Planetário, onde foi feita a foto oficial do ecossistema de inovação do ABC.
Após um momento de networking e conexão, os participantes acompanharam depoimentos de mulheres atuantes no segmento, dando início aos painéis temáticos. Os debates abordaram desafios na Deep Tech, destacando avanços em inteligência artificial, saúde digital, eletrônica automotiva, robótica e cosmética inteligente. Outro painel explorou a relação entre tecnologia e sustentabilidade, com foco em economia circular e automação digital de impacto social.
Encerrando a programação, especialistas discutiram estratégias de liderança feminina na gestão e tecnologia. O público participou ativamente com perguntas e trocas de insights, fortalecendo conexões e impulsionando o ecossistema de inovação.
Ambiente de negócios e incentivo público
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego de Santo André, Evandro Banzato, o bom ambiente de negócios estabelecido na cidade favorece a reunião da rede de inovação. “Na tarde de hoje tivemos uma série de atores do ecossistema de inovação do ABC reunidos, o que reforça a importância deste evento, que faz parte do calendário nacional do Sebrae, e a força e a união da rede de inovação em Santo André e na região do ABC. Para nós é um prazer sediar mais uma vez o Startup Day e estamos à disposição do ecossistema de inovação, por meio do Parque Tecnológico de Santo André”, afirmou Banzato.
Segundo o gerente regional do Sebrae Grande ABC, Vinicius Nóbrega, o evento tem papel relevante na promoção do empreendedorismo inovador em todo o país. “No Grande ABC, não poderia ter acontecido em um lugar mais inspirador: a Sabina Escola Parque do Conhecimento, em Santo André. Um lugar que reúne ciência e educação lúdica tornando tudo muito mais agradável e possibilitando que as mães empreendedoras, que foram as estrelas do evento de hoje, pudessem participar junto com seus filhos. Agradecemos a parceria com a cidade de Santo André que tornou esse evento possível”, reforçou Nóbrega.
Educação, ciência e inovação lado a lado
De acordo com a secretária adjunta de Educação, Carla Maria Menezes, a Sabina foi a escolha ideal para sediar o evento. “A Sabina Escola Parque do Conhecimento incentiva a aprendizagem, o desenvolvimento, a pesquisa, o lado científico, pedagógico e o meio ambiente. É um lugar repleto de descobertas e possibilidades, que combina e muito com o evento de hoje”, disse.
Parcerias que fortalecem o ecossistema
A realização do evento contou com a colaboração de diversos parceiros da Prefeitura e do Parque Tecnológico de Santo André, além do Sebrae. Estiveram envolvidos o Ceitec (Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada), Parque Tecnológico de São Caetano do Sul, ABC Valley, UP Lab Senai, CIO IT 7, Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, Instituto Brasil Digital, UFABC, USCS, Itescs, Etec, Fatec e Centro Paula Souza.
A união entre academia, poder público, empresas e instituições de fomento é fundamental para consolidar um ambiente propício à inovação e ao desenvolvimento sustentável — marcas que têm sido promovidas de forma crescente na região do ABC paulista.