A cidade de São Bernardo do Campo comemora 472 anos nesta quarta-feira (20 de agosto) com uma programação especial que inclui missa solene, desfile cívico-militar na Rua Marechal Deodoro e show da cantora Ana Castela na Esplanada do Paço. A expectativa é reunir milhares de pessoas ao longo do dia, com esquema especial de trânsito e segurança.
>>mais notícias: São Bernardo do Campo
Programação de aniversário
As celebrações começam às 8h30, com missa na Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem (Igreja Matriz). Em seguida, às 10h, acontece o tradicional Desfile Cívico-Militar na Rua Marechal Deodoro, reunindo cerca de 5,7 mil participantes e 167 veículos.
Logo após a bênção, a prefeita Jessica Cormick passará as tropas em revista a bordo de um Jeep Willys 1951, acompanhada do subtenente Renato Francisco de Moraes, do Tiro de Guerra. Serão entregues medalhas comemorativas e a Banda São José executará os hinos Nacional e Municipal.
Às 14h, a festa continua na Esplanada do Paço, com apresentações de artistas locais e, a partir das 19h, o show de encerramento com Ana Castela, custeado pela iniciativa privada. A entrada é solidária, mediante a doação de 2 kg de alimentos não perecíveis destinados a famílias em situação de vulnerabilidade.
Estrutura do desfile
A primeira parte contará com agentes e veículos da Polícia Militar, Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Rodoviária, Polícia Ambiental, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e 205 atiradores do Tiro de Guerra.
Já a segunda etapa terá o desfile civil, com cerca de 2,3 mil estudantes de escolas municipais, estaduais e particulares, além dos alunos do programa Conecta São Bernardo, que participaram de intercâmbio na Irlanda. Também desfilam escoteiros, clubes Desbravadores, Aventureiros e representantes das secretarias de Saúde e Esporte e Lazer.
Esquema de trânsito
Para viabilizar o desfile, a Rua Marechal Deodoro ficará totalmente interditada das 6h até o encerramento da programação. O tráfego será desviado para as avenidas Faria Lima e José Bonifácio e ruas Alferes Bonilha e João Pessoa. Outras vias, como Brasílio Machado, Américo Brasiliense, Newton Prado, Dr. Flaquer e Francisco Prestes Maia também terão bloqueios ou restrições de acesso.
Reforço na segurança
A GCM montou uma operação especial com monitoramento por câmeras, rondas com motocicletas, uso de drones e base móvel, além de patrulhamento da Polícia Militar em parceria.
Durante o show de Ana Castela, o acesso será controlado com revista pessoal. Estão proibidos itens como garrafas, latas, fogos de artifício, mastros, mochilas grandes, capacetes, drones e objetos que possam oferecer risco. Ambulâncias estarão posicionadas em pontos estratégicos e as passarelas ao redor do Paço serão fechadas para garantir a circulação segura do público.
ATENÇÃO ÀS MUDANÇAS NO TRÂNSITO
– Rua Brasílio Machado será fechada na altura da Rua José Bonifácio, para concentração na lateral do Colégio João Ramalho
– Acesso à Rua Silva Jardim somente uso local, enquanto não houver concentração
– Rua Américo Brasiliense será fechada na altura da Rua João Pessoa
– Rua Tenente Sales interditada para desembarque de alunos/concentração
– Rua Municipal será compartilhada para uso local (acesso contramão) entre a Rua João Pessoa e a Travessa Municipal
– Rua Newton Prado terá permitido apenas o acesso de uso local (entrada e saída) até a Rua Marechal Rondon (galeria Lauro Gomes/Praça Lauro Gomes)
– Rua Dr. Flaquer interditada para cruzar a Marechal; sendo assim, o sentido é obrigatório pela Rua João Pessoa
– Rua Padre Lustosa somente uso local, devido à montagem do palanque do desfile
– Rua Rio Branco somente uso local, não cruza a Marechal Deodoro
– Avenida Francisco Prestes Maia será interditada sentido bairro, cruzando a Avenida Faria Lima, devido à dispersão dos alunos e embarque nos ônibus que estarão estacionados na Prestes Maia
– O fluxo que desce a Prestes Maia, sentido Centro, será desviado para a Rua Santa Filomena
__________
Fonte: PMSBC