Pensando em unir forças para um trânsito mais eficiente e tecnológico, a Prefeitura de São Bernardo promoveu uma reunião com cerca de 40 agentes de trânsito no Salão Nobre do Paço Municipal para alinhar estratégias de atuação e anunciar o uso de novas tecnologias no monitoramento do tráfego, com a entrada em atividade de cinco drones que passam a ser operados pelas equipes a partir desta semana.
>>mais notícias: São Bernardo do Campo
O encontro teve como objetivo aproximar o Executivo municipal dos profissionais que estão diariamente nas ruas, organizando, orientando e garantindo a segurança no trânsito da cidade, além de ouvir demandas da categoria e apresentar as próximas etapas de modernização no setor. Durante o encontro, o prefeito Marcelo Lima destacou a importância da atuação dos agentes e o impacto das melhorias já realizadas. “Estamos aqui para agradecer. As melhorias no trânsito são muitas e já podemos ver. O trânsito se faz, primeiro, com segurança. Depois, com inteligência e planejamento para trazer mais fluidez. E vocês, agentes de trânsito, são parte essencial disso”, afirmou o prefeito.
A principal novidade anunciada foi a implantação de cinco drones, que serão utilizados pelas equipes para realizar monitoramento em tempo real de congestionamentos, facilitando o deslocamento dos agentes e agilizando o processo de orientação e intervenção no tráfego. Segundo a Secretaria de Transporte, Mobilidade e Infraestrutura, 15 agentes já foram treinados para operar os drones, que terão atuação estratégica em quatro regiões da cidade: Centro, Rudge Ramos, Riacho Grande e Taboão. O quinto drone funcionará como reserva técnica para suporte e substituição quando necessário.
Cada equipamento possui autonomia de voo de até 2 horas, com recarga programada entre os turnos de operação. Os drones serão usados especialmente nos horários de pico, quando a agilidade na resposta é essencial para evitar engarrafamentos e ampliar a eficiência do sistema. “Alguns pontos da cidade têm um nó de trânsito difícil de acessar. Com o drone, em questão de minutos, conseguimos identificar o problema e direcionar as equipes com precisão. É um deslocamento mais rápido e direto”, explicou o secretário da pasta, Francisco Carone.
Avanço na modernização do sistema viário – Além da nova tecnologia, o prefeito Marcelo Lima anunciou também que, nas próximas semanas, será implementada a sincronização da rede semafórica do município com o corredor do trólebus e os corredores de ônibus municipais, medida que garantirá mais fluidez e organização no tráfego urbano.
“Já estamos providenciando a atualização semafórica do corredor do trólebus para que ela seja integrada ao sistema semafórico de São Bernardo. Ao mesmo tempo, lançaremos uma grande licitação para a implantação de faróis inteligentes. É impossível imaginar que, em 2025, São Bernardo do Campo ainda não conte com uma rede de semáforos inteligentes”, afirmou. “Estamos preparando um grande pacote de obras de mobilidade urbana, incluindo viadutos, pontes estaiadas e tecnologias embarcadas, para melhorar a fluidez no trânsito e a vida da população”, destacou Marcelo Lima.
O prefeito também celebrou a chegada dos drones como mais uma ferramenta para garantir conforto e eficiência no trabalho dos agentes. “A partir de amanhã (09/07) esses drones irão sobrevoar São Bernardo, oferecendo mais conforto e mais tecnologia para homens e mulheres que estão todos os dias nas ruas da nossa cidade. Vamos levantar esse drone e mostrar para a população que São Bernardo do Campo é uma cidade para frente. E pode aguardar, porque o fim do trânsito com complicações em São Bernardo está sendo construído com planejamento e tecnologia”, completou.
_________
Fonte: PMSBC | Texto: Marcos Xavier/PMSBC
Foto: Brenner Oliveira/PMSBC