Mais um avanço na Educação. Levantamento divulgado pelo Alfabetiza Juntos SP indica que São Bernardo alcançou 80,3% de alunos no nível desejável de Fluência de Leitura nos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I – o resultado supera o estágio registrado em 2024, que foi de 78%. Esse é o diagnóstico, realizado no fim de 2025, pela Secretaria Estadual de Educação, em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF).
>>mais notícias: São Bernardo do Campo
O estudo envolveu os 645 municípios de São Paulo. A Fluência Leitora é um dos elementos, entre outros, para se chegar à alfabetização, e é composta por velocidade de leitura, entonação e ritmo. O nível desejável de fluência aponta o potencial que poderá transformar-se em alfabetização. O diagnóstico foi realizado no fim do ano passado, e São Bernardo participou com 7.586 alunos, atingindo a taxa de participação de 93,8%.
“Importante destacar que, neste momento, estamos consolidando os resultados de alfabetização da Avaliação Externa Formativa do município que realizamos no encerramento de 2025, e com ambos resultados vamos inferir se São Bernado efetivamente conseguiu transformar o potencial de fluência leitora em alfabetização propriamente dita, que é a leitura com compreensão”, explicou o secretário de Educação de São Bernardo, Júlio César da Costa, destacando que essa melhora é uma das metas estabelecidas pelo prefeito Marcelo Lima.
“Se o avanço no nível desejado de fluência significa alfabetização ou não, vai depender do trabalho realizado nas unidades escolares em 2025, e que será apresentado através dos resultados da Avaliação Formativa desenvolvida pela Secretaria de Educação de São Bernado, a qual estamos em fase final de conclusão”, concluiu o titular da pasta.
ALCANCE – Com alcance inédito em 100% das cidades paulistas, o programa Alfabetiza Juntos SP registrou em 2025 o recorde de mais de 330 mil crianças de até 7 anos que sabem ler e escrever na idade certa, ou três a cada quatro avaliadas. A avaliação final de 2025 foi aplicada a 432,3 mil alunos do 2º ano do Ensino Fundamental de escolas estaduais e municipais, sendo 330,5 mil considerados alunos leitores.
Entre os alunos leitores, o programa estabelece o nível desejável de fluência para os que leram mais de 65 palavras, com 90% de precisão, em um minuto, e os iniciantes que conseguem ler 11 ou mais palavras, entre as quais, algumas possivelmente desconhecidas por elas, mesmo que seja de forma mais pausada, no padrão de sílaba por sílaba.
A avaliação foi aplicada pela Secretaria de Educação do Estado entre o fim de novembro e início de dezembro.
_______
*Com informações: PMSBC | Texto: Wilson Moço

