Neste sábado e domingo, dias 19 e 20 de julho, das 14h às 21h, São Bernardo irá celebrar suas origens na Festa de Todos os Povos, promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, com entrada gratuita. A Esplanada do Paço Municipal será palco do evento cultural e gastronômico, que vai contar com a participação de comunidades de migrantes e imigrantes que participaram – e ainda participam – do processo de desenvolvimento local.
Praça de alimentação será estruturada para acolher o público. No cardápio de comidas típicas de outros estados e nacionalidades, incorporadas nos costumes brasileiros, há opções como empanadas e sopa paraguaia; esfirras, kibe, falafel, pastas e doces árabes; bolinho japonês, tempurá e espetos; arepas recheadas; frango com polenta, pernil, ragu, palha italiana e vinho. Na área de artesanato, itens da cultura indígena pankararé e pankararu, e da aldeia Pinheiro Ty. A comunidade chinesa participará com massagem e artefatos tradicionais.
PLURALIDADE CULTURAL
A programação da Festa São Bernardo de Todos os Povos está repleta de atrações que resgatam e valorizam tradições das comunidades do município. No sábado (19/7), o público poderá curtir apresentações de música venezuelana, síria e guarani, artes marciais, danças do Leão e do Dragão, kung fu e show de Máximo do Acordeon.
No domingo (20/7), oficina de mandala, toques em Yorubá, dança e harpa paraguaia, dança do Leão e do Dragão, kung fu, cantigas tradicionais libanesas e música clássica da Índia são os destaques.
“Este será um encontro de culturas que chegaram há muitos anos à cidade e marcaram nosso modo de vida, seja pela gastronomia, pela música, pela arquitetura, entre tantas outras formas de manifestação e expressão. E será um momento para curtir em família, com as comunidades, celebrando a história e o futuro de São Bernardo”, destacou a secretária municipal de Cultura, Samara Dinis.
A Festa São Bernardo de Todos os Povos será realizada pela Prefeitura. A programação cultural será promovida pelas próprias comunidades e grupos de migrantes e imigrantes que serão expositores do evento. A seleção dos participantes foi realizada por meio de edital público (nº 9/2025).
_______
Fonte: PMSBC