Em reunião realizada na manhã desta quarta-feira (9), no Salão Nobre do Paço Municipal, o prefeito Marcelo Lima reforçou o compromisso da administração com o cumprimento da Lei Municipal nº 7.427, que proíbe a queima e a soltura de fogos de artifício com estampido em toda a cidade.
>>mais notícias: São Bernardo do Campo
O encontro reuniu representantes do poder público, da Liga de Futebol Amador, das equipes finalistas da Divisão Especial – Blumenau EC e Unidos do Morro FC –, além de integrantes da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Polícia Militar. O objetivo foi alinhar ações para que a grande final, marcada para o dia 20 de julho, às 10h, no Estádio 1º de Maio (Vila Euclides), seja uma verdadeira festa para as famílias, sem o uso de fogos com barulho.
Fogos com ruído estão proibidos em São Bernardo
Durante o encontro, o prefeito Marcelo Lima destacou a importância do diálogo como ferramenta de conscientização, principalmente em eventos que mobilizam comunidades inteiras.
“Fogos com estampido ferem uma lei municipal e, mais do que isso, afetam diretamente idosos, pessoas com autismo, bebês e animais domésticos. Nosso compromisso é com o bem-estar da população. A lei é para todos e será cumprida”, afirmou.
A Lei 7.427, sancionada em 25 de maio de 2025, proíbe a soltura de fogos com ruído em qualquer local do município. As penalidades incluem multa de R$ 4.300 para pessoas físicas e R$ 11.600 para pessoas jurídicas. Apenas fogos silenciosos ou de baixo impacto sonoro são permitidos, entre 7h e 22h.
União entre clubes, Liga e poder público
O evento contou com a presença do Secretário de Segurança, Major Topalian, que destacou a importância da união entre Prefeitura, Liga, GCM, PM e os clubes finalistas para garantir uma final tranquila:
“O pedido do prefeito foi claro: que seja um dia de paz, de festa e de lazer. Vamos reforçar o planejamento de segurança com mais dois encontros até a final”, disse o secretário.
Também participaram:
Luciano Marechal, presidente da Liga de Futebol Amador, Fran Silva(secretário de Esportes), Edinho Montemor(secretário-adjunto), Maurício Cardozo( vereador), Renatão(assessor de região), Major Ricardo(subcomandante do 6º BPM), Inspetor Denilson Amador da Silva(GCM)

>>Acompanhe o ABC Agora pelo nosso canal no WhatsApp. CLIQUE AQUI
Clubes assumem compromisso com torcidas
Os presidentes dos clubes finalistas também se comprometeram em conscientizar suas torcidas sobre a importância do cumprimento da lei.
“Em tantos anos de futebol amador, é a primeira vez que um prefeito chama os times para dialogar sobre todos os aspectos de uma final”, afirmou Marcos Gomes, do Unidos do Morro FC.
“Vamos reforçar com a torcida que a comemoração precisa ser respeitosa. Tenho certeza que será uma grande festa”, completou Mauro José Nunes, do Blumenau EC.
Segurança será reforçada no Estádio 1º de Maio
Ficou definido que haverá mais duas reuniões operacionais até o dia 20 para definir o esquema de segurança no entorno do Estádio 1º de Maio e o controle de acesso das torcidas. Também serão discutidas as regras para bandeirões, instrumentos musicais e sinalizadores, com foco na organização e tranquilidade do evento.