A Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Saúde, avança no plano de vacinação dos alunos de 69 escolas estaduais do município. A ação envolve a atualização da carteira de vacinação e faz parte de uma mobilização nacional que começou neste mês, tendo como foco crianças e adolescentes de até 17 anos. No município, já foram visitadas 12 unidades escolares, com aplicação de 693 doses de imunizantes.
– mais notícias: São Bernardo do Campo
A medida integra o Programa Saúde na Escola, dos ministérios da Saúde e da Educação. Na EE Doutor Francisco Emygdio Pereira Neto, no Demarchi, foram aplicadas 122 doses nesta terça-feira (29). A estudante Rebeca Mont Serrate, de 15 anos, tomou a vacina contra o tétano e contou que os pais consideraram ótima a oportunidade de ela ser vacinada na escola. “Nossa vida é muito corrida, então ter esse atendimento na escola foi muito bom”, afirmou.
Rebeca disse que quando os alunos receberam as autorizações que deveriam ser assinadas pelos pais, houve a possibilidade de conversar sobre as doenças e sobre a importância das vacinas. “Quem tinha dúvidas sobre a segurança, sobre a proteção, pôde ao menos refletir”, pontuou. A mobilização prevê a aplicação das vacinas contra difteria e tétano, HPV, meningite, sarampo, caxumba e rubéola e febre amarela. Para os professores está disponível a vacina contra a gripe.
O diretor da escola, Henrique Branco, destacou que a ação é de grande relevância para proteger as crianças e adolescentes e auxiliar as famílias. “Hoje em dia os dois pais trabalham, acaba faltando tempo de levar os filhos para se vacinarem. Essa é uma ação coletiva, que também incentiva a discussão. A abordagem pedagógica sobre saúde é muito positiva”, completou.
O diretor da Seção de Vigilância de Doenças Transmissíveis e Imunopreveníveis da Secretaria de Saúde, Renan Mota, fez um apelo aos pais dos estudantes das 57 escolas que ainda serão visitadas para que autorizem a vacinação de seus filhos. “A vacina protege contra o agravamento das doenças e salva vidas. A Secretaria de Saúde de São Bernardo está empenhada em proteger toda a população e essa é a forma das pessoas colaborarem, autorizando a vacinação dos seus filhos”, concluiu.
ESTRATÉGIA – De acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de São Bernardo, a estratégia de vacinação nas escolas é também uma oportunidade para verificar a completude do esquema vacinal da dengue e de outras vacinas na caderneta de vacinação dos estudantes, encaminhando aos serviços de saúde para a aplicação da dose, quando necessário.
AVALIAÇÃO – Na rede municipal de ensino, o programa Saúde na Escola realiza, anualmente, a avaliação de saúde bucal, conferência da caderneta de vacinação para todos os estudantes e teste de visão nas turmas de 1º ano. Em 2025, a expectativa é a de avaliar 70 mil estudantes em duas ocasiões, no primeiro e no segundo semestre.
__________
Fonte: PMSBC | Texto: Aline Melo/PMSBC
Foto: Omar Matsumoto/PMSBC