Nesta segunda-feira, dia 4 de novembro, o prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior, acompanhado do secretário de Saúde, Guilherme Esposito, e da subsecretária de Saúde e Bem-Estar Animal, Alexandra Gimenez da Costa, celebrou a entrega de certificados aos 28 alunos que concluíram a primeira turma do curso de Banho e Tosa. O curso foi desenvolvido pela Escola de Saúde e Bem-Estar Animal e faz parte das iniciativas para capacitar profissionais no crescente mercado pet.
Curso de Banho e Tosa em São Caetano: nova oportunidade profissional
O curso, iniciado em maio e concluído em outubro, onde cinco alunos já estão empregados na área. Uma nova turma começou em julho e será concluída em novembro, enquanto outra se inicia no próximo dia 11. Segundo o prefeito Auricchio, São Caetano é uma das poucas cidades no Brasil a oferecer uma escola específica de saúde e proteção animal, reforçando o compromisso com o mercado de trabalho em expansão no segmento pet.
Expansão do setor pet e capacitação de profissionais
O secretário de Saúde, Guilherme Esposito, destacou o impacto do setor pet na vida das famílias e a importância de formar profissionais qualificados.
“Falar sobre proteção animal e programas voltados aos pets é sempre uma pauta importante, porque hoje eles fazem parte das famílias. Poder formar profissionais para atuarem com carinho, respeito e qualificação, traz mais segurança e tranquilidade aos tutores. O município tem mercado bom e uma grande cadeia que se movimenta com atividades na área de petcare”
ressaltou Esposito.
Alexandra Gimenez comemora a primeira turma e o trabalho da equipe
A subsecretária Alexandra Gimenez celebrou a conclusão da primeira turma, agradecendo o trabalho dedicado da equipe.
Com muita alegria formamos a primeira turma da nossa escola, a primeira escola de saúde e bem-estar animal do Brasil. Vocês fazem parte dessa história, construída com muita dedicação, amor e respeito aos pets. Aproveito para parabenizar toda minha equipe, porque projetos assim precisam de pessoas comprometidas e que gostem e respeitem os pets”
disse Alexandra.
Como se inscrever nos cursos da Escola de Saúde e Bem-Estar Animal
Para se inscrever, os interessados devem acompanhar os editais específicos nos canais oficiais da Prefeitura de São Caetano. Os pré-requisitos incluem idade mínima de 18 anos, ser residente em São Caetano e ter o ensino médio completo.
Eliane Queiroz de Barros relata a importância do curso para o mercado
Proprietária do Cão Sincero Adestramento, Creche e Hotel, Eliane Queiroz, conhecida como Lica Adestradora, destacou o valor do curso para atender à demanda de clientes por serviços de banho e tosa. Ela planeja expandir os negócios e investir no segmento com o conhecimento adquirido.
Estrutura e benefícios da Escola de Saúde e Bem-Estar Animal
Inaugurada em março, a escola visa oferecer formação prática e profissionalizante para jovens e adultos que desejam ingressar no setor pet. A estrutura conta com áreas para palestras, cursos e workshops, além de um espaço específico para aulas práticas supervisionadas de banho e tosa.
Os animais utilizados nas aulas práticas são inscritos pelos moradores no site da prefeitura, proporcionando aos alunos uma experiência prática supervisionada com animais reais.