A execução de políticas públicas eficientes em diversos setores fez São Caetano do Sul dar um salto neste ano no IDSC (Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades). O município passou do oitavo (em 2024) para o segundo lugar no ranking, atrás somente da pequena Uru (SP), que tem pouco mais de mil habitantes.
>>mais notícias: São Caetano do Sul
Iniciativa do Instituto Cidades Sustentáveis, o IDSC considera o cumprimento dos ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU pelos 5.570 municípios brasileiros. São Caetano é a única cidade da Grande São Paulo entre as 100 mais bem classificadas.
A cidade atingiu a pontuação 65,67, a maior desde o início do estudo, em 2022. E integra uma seleta lista de municípios (de 3% do País) classificados como de alto desenvolvimento.
“Uma cidade sustentável se faz com uma educação que assegure o pleno desenvolvimento das habilidades dos alunos, com uma saúde humana, eficiente e resolutiva, com uma segurança que alie tecnologia à integração das corporações no combate ao crime, com a proteção da população vulnerável e tantos outros exemplos. Temos nos dedicado, diuturnamente, a aprimorar cada vez mais a prestação de serviços para atingir o padrão de excelência que os nossos moradores merecem”, ressalta o prefeito Tite Campanella.
ODSs
São Caetano está classificada como desenvolvimento muito alto em quatro ODSs: Água Potável e Saneamento; Energias Renováveis e Acessíveis; Ação Climática; e Proteger a Vida Marinha. Todos os domicílios com energia elétrica, 100% dos domicílios abastecidos com água, 100% de esgoto coletado e tratado e a coleta de lixo porta a porta (incluindo de materiais recicláveis) são algumas das ações responsáveis pelo cumprimento destes objetivos.
O município se destaca também no cumprimento de outros sete ODSs, obtendo a classificação de desenvolvimento alto: Saúde de Qualidade; Educação de Qualidade; Igualdade de Gênero; Trabalho Digno e Crescimento Econômico; Cidades e Comunidades Sustentáveis; Produção e Consumo Sustentáveis; e Paz, Justiça e Instituições Eficazes.
Baixos índices de mortalidade infantil, de gravidez na adolescência e de dengue, orçamento municipal para a Saúde e elevada esperança de vida ao nascer são alguns dos indicadores que puxam a avaliação de São Caetano na Saúde.
Na Educação, destaque para o acesso à internet nas escolas, notas no IDEB (Indice de Desenvolvimento da Educação Básica), baixo índice de analfabetismo e por ter vagas nas escolas para todas as crianças e jovens em idade escolar, além de as unidades serem adequadas às pessoas com deficiência.
Outros indicadores favoráveis da cidade são a baixa taxa de homicídio, ações de combate à corrupção, elevada taxa de ocupação da população, baixo índice de mortes no trânsito, inexistência de favelas, quantidade de emissão de CO2 (dióxido de carbono) per capita e a proporção de domicílios em áreas de risco, entre outros.
Em março São Caetano já havia conquistado o segundo lugar no Ranking Nacional de Cidades Sustentáveis, este desenvolvido pela plataforma Bright Cities.
_______
Fonte: PMSCS | Texto: Mark Ribeiro/PMSCS