A Prefeitura de São Caetano do Sul avançou na proteção à mulher vítima de violência doméstica ao permitir que ela consiga, com o registro do Boletim de Ocorrência, acesso ao aplicativo conectado ao Smart Sanca – Centro de Inteligência, Segurança e Emergências. O Botão de Emergência Smart Sanca vai agilizar o atendimento de ocorrências dessa natureza na cidade.
>>mais notícias: São Caetano do Sul
Antes, as mulheres obtinham o app apenas com a medida protetiva concedida pela Justiça. Mas, a partir de um diálogo entre a gestão do Smart Sanca, o Fundo Social de Solidariedade, a Secretaria de Segurança, a Secretaria de Governo, a Polícia Civil – por meio da Delegacia de Defesa da Mulher – e do Poder Judiciário, foi possível encurtar o caminho para adicionar nova camada de proteção às mulheres.
Com essa modificação, a partir do BO registrado na delegacia, a mulher pode entrar em contato diretamente com o Smart Sanca – via telefone 0800 7000 156 – e solicitar a instalação do aplicativo. Na palma da mão e com poucos toques, ela tem à disposição toda uma estrutura de combate ao crime e de acolhimento para atendê-la.
“Demos mais um passo importante na proteção das mulheres. Agora, qualquer mulher vítima de violência que registrar um boletim de ocorrência poderá solicitar o botão. Com um simples clique, aciona a Guarda Civil Municipal, que localiza a vítima via GPS e ativa as câmeras de monitoramento, garantindo resposta rápida e eficaz. Seguimos firmes nessa missão de cuidar e garantir o direito de viver com dignidade e segurança para todas”, disse o prefeito.

Junto à agilidade na instalação do app está a criação do Smart Sanca Lilás, uma central exclusiva de atendimento às mulheres vítimas de violência. Na última semana, atendentes do Smart Sanca Lilás passaram por capacitação para prestar o melhor serviço às mulheres que procurarem a central. “Será um atendimento exclusivo e especializado para as mulheres, porque o acolhimento, em momentos de fragilidade, é fundamental”, disse a primeira-dama.
Fonte: PMSCS | Texto: Raphael Rocha/PMSCS
