A evolução da qualidade da Educação de São Caetano do Sul passa pela formação dos professores e o Cecape (Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação) Dra Zilda Arns, no Bairro Barcelona, desde o início do ano letivo, tem sido a casa de diversos cursos reestruturados para os docentes da rede municipal.
Novas ações estratégicas voltadas à valorização e ao desenvolvimento dos educadores foram implementadas. A reestruturação tem como objetivo fortalecer o desenvolvimento contínuo dos educadores, com uma programação mais conectada às práticas pedagógicas atuais, novos formatos de formação e espaços mais acolhedores e colaborativos, onde o compromisso é promover aprendizagens significativas e inspiradoras para quem transforma a educação todos os dias.
>>mais notícias: São Caetano do Sul
Atualmente, as ações estão organizadas em três frentes complementares: a formação continuada das equipes gestoras, com foco em temas essenciais para a organização das práticas do dia a dia escolar; as oficinas de aprofundamento, voltadas aos professores, com ênfase em abordagens práticas e pedagógicas; e, desde o início de maio, a ampliação da oferta formativa por meio do lançamento da plataforma educacional digital AutoriaSCS, que marcou a entrada em uma nova modalidade de formação.
“Trabalhando nessa reestruturação, reafirmamos a confiança no poder transformador dos educadores e na importância de investir continuamente em sua formação. O futuro da educação se constrói com intencionalidade, diálogo e objetivos. E é exatamente isso que nos move”, afirma a diretora do Cecape, professora Maiberte Brogliato.
No último mês, as oficinas envolveram vários cursos, como: Jogos Matemáticos; Vivências Científicas; Ensinando Geografia dos Anos Iniciais de Forma Criativa; Encontro de Arte: Tecendo Diálogos; Arte Com Bebês – Instalações Artísticas para bebês; Orientações Didáticas – Salas e Espaços de Leitura; A História Local: Cultura histórica, memória, identidade e usos do passado na aprendizagem histórica; Diálogos Colaborativos – Um Encontro de Saberes; Para Além dos Campos de Atuação; De Pequenos Engenheiros à Grandes Aprendizagens; Formação Alfabetiza Juntos para gestores; Letra cursiva: por que (não) ensinar?; Encontros Formativos de Educação Socioemocional; Orientações Didáticas – Língua Inglesa; Form[A]Ção – Educação, Afeto E A Prática Escolar.
Outra etapa incluiu encontros formativos de educação socioemocionais, que tiveram como foco compreender o conceito de educação integral e sua correlação com a Educação socioemocional; conhecer os princípios da CNV (Comunicação não Violenta) e desenvolver a escuta ativa; construção da consciência moral e desenvolvimento da autonomia; entender como direcionar a aplicação de sondagem para os/as estudantes de 1º ao 5º ano e como analisar e tabular as sondagens; analisar a utilidade dos campos de atuação em Língua Portuguesa para comunicação em diferentes contextos sociais e profissionais.
________
Fonte: PMSCS | Texto: Raphael Rocha/PMSCS