Na última segunda-feira(24), o prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior, acompanhado das secretárias de Educação e Saúde, Minéa Fratelli e Regina Maura, respectivamente, lançou o programa Educa+Vidas no Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação Drª Zilda Arns. O evento contou com a presença do vice-prefeito Carlos Seraphim, do deputado estadual Thiago Auricchio, de representantes da Administração Municipal e do Poder Legislativo, além de educadores de escolas municipais, estaduais e particulares, e membros da Comissão Municipal de Associação de Pais.
O programa Educa+Vidas tem como principal objetivo capacitar educadores de São Caetano a proceder em situações de emergência. Para isso, serão oferecidos treinamentos regulares pelo Núcleo de Educação em Urgência do SOS Cidadão 156 e videoaulas disponíveis no hotsite educamaisvidas.com.br. Esses treinamentos não se restringem apenas à rede municipal de ensino, mas também estão abertos para escolas estaduais e particulares.
O hotsite educamaisvidas.com.br também estará disponível para o público em geral, que poderá aprender diversas manobras de segurança e obter orientações sobre como acionar rapidamente o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE). O programa Educa+Vidas é uma iniciativa importante para toda a cidade, e não apenas para as unidades escolares da Prefeitura.
Durante o evento, o prefeito enfatizou a importância do programa Educa+Vidas e destacou que todos os educadores devem estar preparados para lidar com situações de emergência. Ele também ressaltou que o programa representa um ganho para toda a cidade, reforçando o compromisso da Prefeitura em promover a segurança e a capacitação de seus profissionais.
Com a implementação do programa Educa+Vidas, São Caetano dá um importante passo para a melhoria da qualidade do ensino e para a garantia da segurança dos estudantes e da população em geral. A capacitação dos educadores e a disponibilização de informações relevantes para a população são ações essenciais para o desenvolvimento de uma cidade mais preparada para enfrentar situações de emergência.
REDE DE PROTEÇÃO
“O Educa+Vidas nasceu de outro programa, denominado Territórios Conectados, instituído no ano passado”, informou Minéa, que explicou que o programa Territórios Conectados é uma ação intersetorial, sob coordenação das Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Assistência e Inclusão Social, com o propósito de oferecer uma rede de proteção social e cuidado integral aos alunos da rede municipal de ensino e a seus familiares.
Segundo a médica responsável pelo SOS Cidadão 156 e coordenadora Núcleo de Educação em Urgência, Alessandra Masiukewycz, a iniciativa do Educa+Vidas, com capacitação para diversas situações de emergência e videoaulas disponíveis à população em geral, é pioneira entre os municípios brasileiros.
Em sua fala, o deputado estadual Thiago Auricchio destacou que a presença de uma pessoa qualificada a prestar os primeiros socorros pode mudar o prognóstico de uma pessoa em situação de emergência. “Um minuto pode salvar uma vida”, confirmou a secretária Regina Maura.
ALÉM DA LEI
Lucas Begalli tinha 10 anos quando perdeu a vida, engasgado com o lanche durante uma excursão escolar. Para evitar tragédias assim, foi criada a Lei Lucas (nº 13.722/18), que obriga escolas, públicas e privadas, de educação infantil e básica, a se prepararem para atendimentos de primeiros socorros.
A Prefeitura de São Caetano foi além do cumprimento desta lei. Por meio do hotsite educamaisvidas.com.br, oferece capacitação para toda a população da cidade. E, graças à parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), promove treinamento específico para os funcionários das escolas.
O treinamento ocorrerá durante todo o ano letivo de 2023, contemplando as unidades da Educação Infantil no primeiro semestre e os funcionários das unidades escolares de Ensino Fundamental I e II no segundo semestre. Também está prevista no programa a capacitação de alunos do Ensino Médio. “Queremos fazer essa capacitação com regularidade”, destacou o prefeito.
Os funcionários serão treinados em diversos procedimentos, como engasgo, queda, convulsões, hipoglicemia, surto psicótico, parada cardiorrespiratória, desmaio, queimadura, picada de animais peçonhentos, febre e AVC. O objetivo é proporcionar segurança e prevenção em relação aos acidentes e doenças que podem acometer as crianças e jovens em idade escolar.
Ao término do treinamento, as escolas receberão um “selo” que será afixado em local público e visível, atestando que aquele estabelecimento de ensino está certificado pelo Educa+Vidas. O objetivo é criar um ambiente seguro para os alunos, capacitando todos os profissionais que atuam na Educação e, consequentemente, os estudantes, que, por extensão, levarão essa cultura para suas casas e para a comunidade em geral. “A escola que tiver esse selo na porta vai garantir mais segurança para nossas crianças e adolescentes, de forma preventiva”, concluiu o prefeito.
_________________
Fonte: PMSCS | Texto: Suzel Tunes/PMSCS