A Prefeitura de São Caetano do Sul e a Fundação do ABC celebram um novo marco de qualidade na saúde pública. O Hospital Municipal Maria Braido passou a integrar o seleto grupo de unidades contempladas com a certificação UTI Eficiente 2025, selo de qualidade entregue pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) e a Epimed Solutions, que reconhece anualmente as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) de melhor desempenho no País.
>>mais notícias: São Caetano do Sul
Neste ano, 304 hospitais brasileiros (entre públicos e privados) foram contemplados com os selos UTI Eficiente e Top Performer, concedidos a instituições que se destacaram pela segurança do paciente, eficiência no uso de recursos e qualidade assistencial no atendimento a pacientes críticos. A avaliação considerou o desempenho de 800 hospitais monitorados pelo Projeto UTIS Brasileiras em 2024 (352 públicos e 448 privados), que juntos ofertam mais de 20 mil leitos de UTI no País.
“Esses hospitais representam o que há de mais avançado em terapia intensiva no Brasil. São unidades que priorizam o cuidado seguro, medem resultados e buscam excelência clínica mesmo em contextos desafiadores”, explica Patrícia Mello, presidente da AMIB.
Para a secretária de Saúde de São Caetano, Adriana Berringer, o reconhecimento ao Hospital Maria Braido é fruto do trabalho de uma equipe multidisciplinar comprometida com a qualidade da assistência e a humanização do cuidado. “Esse resultado valoriza o esforço diário de profissionais dedicados, que buscam permanentemente oferecer um atendimento de qualidade, com humanização, segurança e acolhimento aos pacientes e seus familiares. Também é o reflexo de uma gestão que investe na qualificação dos colaboradores, na educação continuada e capacitação constante das equipes, com foco na melhoria contínua. É o reconhecimento do esforço de todos nós e mostra que estamos no caminho certo para garantir um atendimento de excelência à nossa população.”

Entre os 304 hospitais reconhecidos nesta edição, 164 são privados e receberam o selo Top Performer, e outros 82 conquistaram o selo de Eficiência. Já entre os equipamentos públicos, 25 hospitais foram certificados como Top Performer e 33 como Eficientes. “O crescimento do número de unidades públicas certificadas reflete o esforço de gestores e equipes do SUS em qualificar a assistência crítica por meio de práticas baseadas em evidências e indicadores, mesmo diante de limitações orçamentárias e estruturais”, ressalta a presidente da AMIB.
>>Acompanhe o ABC Agora pelo nosso canal no WhatsApp. CLIQUE AQUI
Criada em 2016, a certificação visa reconhecer anualmente a qualidade e a excelência do atendimento prestado por essas unidades, refletindo o compromisso com a melhoria contínua e a promoção de um cuidado seguro, sustentável e eficiente para pacientes em estado crítico.
___________
Fonte: PMSCS | Texto: Fundação do ABC
Foto: Eric Romero / PMSCS