Os índices de roubo e furto de veículos despencaram em São Caetano do Sul no mês de março. Segundo dados das estatísticas criminais fornecidos pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, São Caetano registrou redução de 71,4% em roubos de veículos e de 60% em furto de automóveis, na comparação com março de 2024.
>> mais notícias: São Caetano do Sul
Em março deste ano, somente dois roubos de veículos foram computados em São Caetano – em 2024, esse índice foi de sete ocorrências. O volume de furto de veículos também desabou, passando de 30 casos para 12 neste ano.
Outro dado de destaque da Segurança Pública de São Caetano foi o fato de a cidade não ter registrado homicídios dolosos em março deste ano, bem como ter reduzido em 50% os indicadores de tentativa de homicídio e em 100% os episódios de estupro.
Os indicadores da Secretaria de Segurança Pública estadual também mostram forte redução dos registros de casos no trimestre deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado.
O volume de roubo de veículos caiu 31% (de 16 para 11) e o de furto de veículos reduziu 12,5%, saindo de 72 para 63. No mesmo recorte, São Caetano conseguiu zerar os casos de homicídios dolosos.
PRODUTIVIDADE
A produtividade das forças de segurança em São Caetano do Sul foi significativa. A GCM (Guarda Civil Municipal) atendeu, ao todo, 5.013 ocorrências no trimestre. No período, foram lavrados 98 flagrantes, com 111 pessoas presas em flagrante, 8 adolescentes apreendidos e 39 mandados de prisão cumpridos. Houve ainda a recuperação de 62 veículos, instauração de 307 inquéritos policiais, apreensão de 4 armas de fogo e registro de 2 ocorrências de tráfico de drogas.
Uma das ações que contribuíram diretamente para esses resultados foi a Operação Bloqueio, conduzida pela GCM com foco na prevenção de crimes patrimoniais. No primeiro trimestre de 2025, foram realizados 416 pontos de bloqueio, com 2.674 veículos vistoriados e 2.712 pessoas abordadas. A ação resultou em 79 prisões em flagrante, sendo 57 com registro de flagrante, e 163 ocorrências encaminhadas à delegacia.
A Secretaria Municipal de Segurança destaca que os bons resultados refletem a atuação conjunta entre as forças policiais. GCM, Polícia Militar e Polícia Civil, além da eficiência do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), que opera com monitoramento inteligente e tecnologias de ponta.
Para o secretário municipal de Segurança, Lourival dos Santos Silva, os dados comprovam o comprometimento dos profissionais e o trabalho integrado. “Estamos colhendo os frutos de uma política de segurança que une planejamento, capacitação e investimento. O trabalho da GCM, das polícias Militar e Civil e do videomonitoramento do nosso Centro de Gerenciamento de Emergências tem garantido mais tranquilidade à população.”
______
Fonte: PMSCS