O Smart Sanca, Centro de Inteligência, Segurança e Emergências da Prefeitura de São Caetano do Sul, acaba de ampliar seu alcance com a instalação de 51 novas câmeras de monitoramento, reforçando a vigilância em todas as regiões do município. Com a atualização, o sistema passa a contar com 561 equipamentos ativos, garantindo cobertura 24 horas de 100% dos bairros da cidade.
>>mais notícias: São Caetano do Sul
As novas câmeras são provenientes de residências, condomínios e comércios que aderiram ao programa e autorizaram o compartilhamento das imagens com a central do Smart Sanca. Cada equipamento passa por análise técnica para verificação de qualidade e compatibilidade antes da integração definitiva ao servidor municipal.
Entre os bairros já contemplados estão Oswaldo Cruz, Santo Antônio, Santa Paula e Olímpico. Além disso, outros 50 pedidos de adesão estão em fase de análise pela equipe técnica do centro.
Segundo o secretário de Governo, Caio Lessio Previato, o sucesso do Smart Sanca está diretamente ligado à atuação integrada entre o poder público e a comunidade.
“O Smart Sanca já nasceu com o conceito de ser intersecretarial. Temos aqui a Secretaria de Governo, de Segurança, de Mobilidade, de Saúde, além da Defesa Civil, Polícia Militar e Guarda Civil Municipal. A colaboração da população, com câmeras particulares, amplia nosso alcance e reforça o caráter público do projeto”, destacou.
Moradores e comerciantes interessados em disponibilizar suas câmeras ao Smart Sanca podem procurar o Atende Fácil para iniciar o protocolo de adesão.
Além da integração de câmeras privadas, a Prefeitura abriu licitação para aquisição de mais 153 equipamentos, além da modernização do sistema de fibra óptica e servidores, ampliando ainda mais a eficiência da central.
Inaugurado em 19 de julho de 2024, o Smart Sanca é o primeiro equipamento do Grande ABC com tecnologia de reconhecimento facial e leitura de placas veiculares, integrado aos bancos de dados nacionais Córtex e Muralha Paulista. Desde sua abertura, o sistema já contribuiu para a captura de 54 foragidos da Justiça, consolidando São Caetano como referência em segurança inteligente no Estado de São Paulo.
_____
*Com informações: PMSCS