A Prefeitura de São Caetano do Sul repassou, nesta segunda-feira (1/9), um total de R$ 575,5 mil em subvenções a oito instituições das forças de segurança que atuam no município. A solenidade aconteceu no Salão dos Ladrilhos, no Palácio da Cerâmica, em um ato que reforçou a integração das forças policiais pela segurança do município.
>>mais notícias: São Caetano do Sul
O recurso será destinado à manutenção e ao fortalecimento das instituições, assegurando melhores condições de trabalho e serviços prestados à população. Foram contemplados: 3ª Companhia do 6º Batalhão da Polícia Militar, a Delegacia de Polícia de São Caetano, a Delegacia Seccional de São Bernardo do Campo, o Tiro de Guerra, o Corpo de Bombeiros de São Caetano, a Delegacia da Mulher, o 1º DP de São Caetano e o 2º DP de São Caetano.
O prefeito Tite Campanella destacou que a atual administração buscou dar prioridade ao pagamento da subvenção, que não foi efetuado no ano passado. “Estamos quitando hoje uma obrigação que deveria ter sido cumprida antes. Fizemos o esforço necessário porque reconhecemos o valor das forças de segurança e o impacto que elas têm na vida da população”, afirmou.
A integração das forças, aliada ao investimento em tecnologia, como o Smart Sanca – Centro de Inteligência, Segurança e Emergências, em capacitação e equipamentos para a GCM (Guarda Civil Municipal), resultaram em um dado inédito para São Caetano: a cidade não registrou roubo de veículos em junho, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado.

O secretário de Segurança, Lourival dos Santos Silva, reforçou que a medida se traduz em mais estrutura para os profissionais que atuam diretamente na proteção da cidade. “Esse benefício será revertido no bom atendimento à população. É um esforço para garantir a continuidade dessa política de valorização, lembrando que também mantemos o pro labore dos policiais que trabalham em São Caetano”, ressaltou. Outro benefício da Prefeitura de São Caetano é o pagamento da hora diferenciada para os nossos GCMs que atuam no contraturno do expediente regular
Para o delegado seccional Domingos Paulo Neto, a entrega da subvenção simboliza o reconhecimento do poder público municipal às instituições policiais. “Raramente somos chamados para solenidades em que recebemos algo de positivo. Normalmente, são momentos de cobrança. Aqui, o clima é diferente, e isso é fundamental para reforçar a integração entre as forças e a Prefeitura, sempre com o foco no combate ao crime contra o patrimônio, que mais afeta o dia a dia do cidadão”, disse.
A entrega das subvenções soma-se a outros investimentos recentes em segurança, como o Smart Sanca, que já resultou em dezenas de prisões com auxílio do reconhecimento facial e leitura de placas veiculares, e a modernização da GCM com novos armamentos e câmeras corporais.
_________
Fonte: PMSCS | Texto: Raphael Rocha/PMSCS