O Sistema Anchieta-Imigrantes, uma das principais vias de acesso ao Litoral Paulista, será ampliado com a construção de uma nova pista na Rodovia dos Imigrantes. O Governo de São Paulo apresentou nesta sexta-feira (10) o projeto para o traçado da terceira pista, que conectará o Planalto à Baixada Santista. A proposta, autorizada pela Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), promete melhorar significativamente a mobilidade na região.
O projeto contempla a construção de uma pista com 21,5 quilômetros de extensão, sendo 80% composta por túneis, totalizando 17 quilômetros, e 4 quilômetros de viadutos. Um dos túneis será o maior do Brasil, com 6 quilômetros de comprimento. A nova via terá duas faixas de rolamento, acostamento e possibilidade de reversão de tráfego, atendendo às necessidades de transporte de carga e turismo.
“Com a nova terceira pista da Imigrantes, estamos dando um passo estratégico para o desenvolvimento logístico de São Paulo e do Brasil. Este projeto, que inclui o maior túnel do país, não só amplia em 25% a capacidade total do sistema, como mais do que dobra o acesso de caminhões ao Porto de Santos. Além de fortalecer o turismo, a obra será essencial para acompanhar o crescimento previsto do maior porto do Brasil, garantindo mais fluidez e eficiência para o transporte de cargas e mais conforto para os motoristas que utilizam o sistema”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas.
A estrutura começará no km 43 da Rodovia dos Imigrantes (SP-160), com acesso pelo Rodoanel Mário Covas (SP-021), e terminará no km 265 da Rodovia Cônego Domênico Rangoni (SP-055), próximo ao Polo Industrial de Cubatão. Com a ampliação, a capacidade de descida de veículos pesados aumentará em 145%, atendendo à demanda atual e futura.
“Agora estamos dando mais um passo para que essa obra tão importante para o Estado de São Paulo possa ser realizada. Estamos planejando ações estruturais de longo prazo para solucionar gargalos de mobilidade entre a Baixada Santista e o Planalto”, explicou o secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini.
Segurança e Sustentabilidade
A nova pista terá inclinação média de 4%, garantindo segurança no tráfego de veículos pesados. Túneis paralelos de emergência serão construídos para situações críticas, e a pista será reversível conforme a demanda de tráfego. A construção utilizará estradas de serviço já existentes, minimizando os impactos ambientais.
O traçado foi definido com base em rigorosos critérios de engenharia, segurança viária e socioambiental, com a colaboração de especialistas internacionais.
Próximas Etapas
A concessionária responsável está elaborando o projeto funcional, que será seguido pelos projetos básico e executivo, incluindo estudos de impacto ambiental e diretrizes de construção. A previsão é que essas etapas sejam concluídas no primeiro semestre de 2026, viabilizando o início das obras.