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    Educação de SP amplia política da educação especial e cria instrumentos para acompanhamento individualizado de estudantes

    Nova resolução prevê maior interação com as famílias, relatórios periódicos para acompanhamento do desenvolvimento de cada estudante, além da integração de atribuições dos profissionais de apoio escolar
    ABC AGORABy ABC AGORA03/10/20254 Mins Read
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    Educação de SP amplia política da educação especial e cria instrumentos para acompanhamento individualizado de estudantes
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    O governo de São Paulo publicou nesta sexta-feira (3) uma nova resolução que atualiza e fortalece a Política de Educação Especial da rede estadual. Entre os instrumentos inéditos estabelecidos pelo documento está a elaboração de relatórios individualizados bimestrais focados na comunicação com as famílias sobre o desenvolvimento dos estudantes e as estratégias pedagógicas adotadas nas escolas. Atualmente, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) atende mais de 93 mil estudantes elegíveis aos serviços de  educação especial.

    Além dos relatórios, o Plano Educacional Individualizado (PEI) passa a ser adotado pelas unidades de ensino de forma complementar ao Plano de Atendimento Educacional Especializado (PAEE). O objetivo é apoiar, de forma sistemática, o trabalho dos professores especializados e professores regentes, além das equipes gestora e pedagógica, com registro das estratégias pedagógicas e trajetória acadêmica, social e emocional de cada aluno.

    “A Política de Educação Especial de São Paulo evidencia o nosso compromisso em eliminar as barreiras — físicas, pedagógicas, comunicacionais, atitudinais e tecnológicas. Nesse sentido, a nova resolução representa não apenas uma atualização normativa, mas a consolidação de um ecossistema de inclusão, no qual estudantes, professores, gestores e famílias caminham juntos para garantir uma educação de qualidade com equidade”, afirma o secretário da Educação, Renato Feder.

    Outra mudança prevista na resolução é a substituição da nomenclatura da Avaliação Pedagógica Inicial (API). A avaliação inicial dos estudantes passa a se chamar “Estudo de Caso” em consonância com a Lei Brasileira de Inclusão. O documento, que identifica as especificidades do estudante e deve ser realizado no ato da matrícula, serve de diretriz para o PAEE com, entre outras informações, a indicação da elegibilidade aos serviços da educação especial, informações sobre o nível de apoio de cada estudante, suas habilidades e dados da avaliação do nível de proficiência em leitura, escrita e matemática.

    Ainda em consonância com a Lei Brasileira de Inclusão, a Seduc-SP também vai reorganizar as funções das equipes de apoio escolar. Os serviços de Atividades de Vida Diária (PAE/AVD) e de Atividades Escolares (PAE/AE) serão integrados e passam a ser atribuição do Profissional de Apoio Escolar. A mudança garante a melhoria dos serviços, o aumento de abrangência de apoios, criação de vínculos e menor fragmentação no suporte.

    “Os apoios deixaram de ser pensados de forma fragmentada ou assistencialista para serem organizados de forma estratégica e integrada à proposta da escola. A política educacional paulista reconhece que todos os estudantes têm o direito de aprender e que nosso papel é garantir oportunidades iguais”, completa Feder.

    Escolas mais inclusivas

    No início do ano letivo, o governo de São Paulo implantou o piloto do projeto Escolas Mais Inclusivas em 111 unidades de ensino. Por meio da iniciativa, as escolas receberam investimento de R$ 1 milhão destinado a ações específicas de educação especial, serviços e, como projetos pedagógicos, desenvolvimento das equipes e acessibilidade.

    A meta do programa é fomentar discussões entre as equipes especializadas, estabelecer diretrizes para aperfeiçoar o atendimento, apoios e recursos, tornar as mudanças mais claras e transformar essas escolas contempladas em escolas referência em boas práticas de educação especial, que serão implantadas em toda a rede.

    A principal proposta é que essas unidades sejam espaços para aperfeiçoar conceitos teóricos, estabelecer processos efetivos e fomentar a prática dos professores regentes, especialistas em currículo e professores especializados em educação especial. Além disso, as escolas do programa deverão viabilizar a integração dos conceitos de educação ambiental, sustentabilidade, cultura maker, tecnologia e inovação com mapeamento dos pontos de melhoria, oficinas de desenvolvimento de jogos e uso de plataformas digitais alinhados às especificidades dos estudantes elegíveis à educação especial, com objetivo de difundir estratégias pedagógicas para toda a rede.

    Parceria com Comitê Paralímpico Brasileiro

    Em iniciativa inédita, o governo do estado anunciou em maio o investimento de R$ 49,3 milhões para a inclusão esportiva de alunos com deficiência e a implantação das modalidades olímpicas nas unidades públicas de ensino. A parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) prevê que as atividades sejam realizadas quatro vezes por semana, respeitando as limitações e potencialidades de cada aluno. A proposta visa não apenas ampliar o acesso ao esporte como ferramenta pedagógica e de inclusão, mas também descobrir e encaminhar talentos aos centros de referência paralímpicos, coordenados pelo CPB em São Paulo.

    As unidades selecionadas fazem parte do projeto Escolas Mais Inclusivas em diferentes regiões do estado e receberam equipamentos adaptados como bolas de golbol, mesas de tênis de mesa, redes de vôlei sentado, quimonos, raquetes e materiais para atletismo adaptado. A lista completa inclui mais de 30 tipos de equipamentos esportivos especializados. Professores de educação física que aderiram ao programa recebem, obrigatoriamente, formações oferecidas pelo CPB.

    ________
    Fonte: www.educacao.sp.gov.br

    Educação Educação especial Escolas governo sp Inclusão São Paulo Seduc-SP
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