O Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura de São Paulo informou que a máxima se aproxima dos 29°C. Contudo, a partir da tarde, a instabilidade climática aumenta, favorecendo as pancadas de chuva que raios e rajadas de vento. A umidade se manterá acima dos 60%, e solo já encharcado pelas chuvas anteriores ameaça a região metropolitana com alagamentos, quedas de árvores e deslizamentos. O dia teve início com muita nebulosidade, neblina e chuvas isoladas. Durante a madrugada, a mínima chegou a 18,2°C no extremo sul da cidade de São Paulo e na região central 21,2°C. Com o avançar do dia o sol aparece timidamente entre as nuvens, esquentando o ar até os 29°C.
A capital paulista acumula 27,7 mm de chuvas em março, 15,6% dos 177,1 mm esperados para o mês. A Defesa Civil do estado emitiu um aviso de chuvas moderadas a fortes na tarde e na noite, principalmente na faixa leste e no interior paulista. Na região do Vale do Ribeira e no Vale do Paraíba, os acumulados podem ser mais intensos.
Danos da tempestade de quarta-feira
Na quarta-feira, por outro lado, os transtornos se deram por conta de uma tempestade violenta na região metropolitana. O Corpo de Bombeiros foi acionado para mais de 217 quedas de árvores, em Pinheiros, por exemplo, uma árvore atingiu um veículo e provocou a morte de um homem. Há também o caso de um restaurante que desabou na zona oeste da cidade de São Paulo, onde três pessoas ficaram feridas.
Os ventos também atingiram velocidades expressivas: 26 km/h no Mirante de Santana, 36 km/h em Barueri e 43 km/h na estação automática do Campo de Marte, com rajadas de até 61 km/h. Em Guarulhos, rajadas chegaram a 50 km/h.
A tempestade chegou a deixar 176 mil domicílios sem luz, segundo a Enel. Por enquanto, 79% dos clientes já tiveram o fornecimento restabelecido, mas cerca de 63 mil ainda estão sem luz. A região oeste foi a mais afetada. Entre os muitos problemas, árvores caíram sobre a rede elétrica.
A previsão é de tempo instável nos próximos dias com possibilidade de novas chuvas intensas na Grande São Paulo. Nesta quinta-feira, Sol com muitas nuvens e calor durante o dia se alternam com períodos de nublado, conforme a previsão do CGE. A temperatura fica entre 18°C e 29°C nesta quinta. Entretanto, a partir da tarde, a instabilidade ganha força e pancadas de chuva a raios e rajadas de vento estão previstas para todas as áreas da cidade.
O índice de umidade do ar continua alto na região, mas os termômetros sobem. Com a incursão do sol e o avançar do dia, a temperatura deve variar entre a máxima de 29ºC e mínima de 18ºC.
Até agora, São Paulo acumulou 27,7 mm de chuva em março, o que corresponde a 15,6% dos 177,1 mm do mês. A Defesa Civil do Estado informa ainda sobre a condição de chuvoso moderado a forte de tarde e noite, especialmente a faixa leste e o interior no período. Em algumas regiões, como o Vale do Ribeira a 35,4 mm e o Vale do Paraíba a 35,9 mm, a marca deve ser superada.
Nesta quarta-feira, uma tempestade atingiu a região metropolitana e causou estragos. De acordo com o Corpo de Bombeiros, os chamados para queda de árvores somam 217 na noite de quarta-feira. Em Pinheiros, uma árvore caiu sobre um carro e matou um homem. Um restaurante desabou na zona oeste e três pessoas se feriram.
A ventania chegou a 26 km/h em Santana, 36 km/h em Barueri e 43 km/h no Campo de Marte, com rajadas de 61 km/h. Guarulhos registrou rajadas de 50 km/h. A tempestade deixou 176 mil clientes sem energia, segundo a Enel. Por enquanto, 79% dos clientes tiveram a luz retomada, mas 63 mil permanecem sem ela. A região oeste foi a mais atingida com árvores sobre a rede.
Os próximos dias mostram um tempo instável com possibilidades de novas chuvas intensas na Grande São Paulo.