Close Menu
    What's Hot

    Fundo Social de São Caetano realiza formatura de cursos de capacitação profissional para mais de 700 alunos

    25/10/2025

    GCM de Santo André prende dois suspeitos de tráfico e apreende drogas no bairro Cata Preta

    25/10/2025

    Santo André celebra vencedores do Prêmio Santo André de Inovação

    25/10/2025

    Subscribe to Updates

    Receba as últimas notícias

    Facebook X (Twitter) Instagram
    ABC Agora
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Subscribe
    • Home
    • Cidades
      • Santo André
      • São Bernardo
      • São Caetano
      • Diadema
      • Mauá
      • Rio Grande da Serra
      • Ribeirão Pires
    • Resumo de notícias
    • Cultura e Lazer
    • Política
    • Geral
    • Saúde
    • Entretenimento
    ABC Agora
    Início - Diadema - Saúde alerta sobre a importância de se vacinar antes das férias
    Diadema

    Saúde alerta sobre a importância de se vacinar antes das férias

    Quem vai viajar precisa estar com a carteira de vacinação em dia
    ABC AGORABy ABC AGORA11/07/20237 Mins Read
    Share Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Follow Us
    Google News Flipboard Threads
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email
    Saúde alerta sobre a importância de se vacinar antes das férias
    Saúde alerta sobre a importância de se vacinar antes das férias – Foto: Dino Santos/PMD

    Julho é tempo de recesso escolar e muitos pais acabam tirando férias para viajar com os pequenos e aproveitar os dias de descanso. Mas, além de preparar o roteiro da viagem, é importante cuidar da saúde. Por isso, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Diadema alerta sobre a importância de procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para colocar a vacinação em dia e garantir a tranquilidade nesse momento, principalmente para quem vai se deslocar para áreas de mata ou outros países.

    É que alguns locais, como parques e áreas de mata, podem abrigar transmissores de doenças. Já quem planeja fazer viagens internacionais precisa conferir quais são as imunizações obrigatórias do local de destino, pois a entrada no país pode até ser proibida se o comprovante de vacinação não for apresentado.

    Outro alerta é sobre a antecedência de completar a imunização antes da viagem, já que alguns imunizantes podem levar alguns dias para garantir a proteção.   

    Conheça quais as principais vacinas exigidas para quem vai viajar e procure uma Unidade Básica de Saúde o quanto antes. Para receber o imunizante é necessário apresentar o documento pessoal com foto e, se possível, CPF e a carteira de vacinação.

    Covid-19

    A vacina contra a Covid-19 é uma exigência praticamente em todos os aeroportos do mundo.

    A SMS continua ofertando em todas as 20 UBSs da cidade a vacina monovalente contra a Covid-19 para as pessoas a partir dos seis meses.

    Além disto, a SMS está desde o final de abril deste ano realizando a aplicação da vacina bivalente. Esse imunizante está disponível, no momento, apenas para as pessoas que tem mais de 18 anos e estão com o esquema primário completo, ou seja, ter recebido ao menos a 1ª e 2ª dose de qualquer vacina monovalente. Outro critério é ter cumprido um intervalo mínimo de quatro meses ou mais após a última dose recebida. Quem também pode receber esse reforço são os munícipes maiores de 12 anos com imunossupressão ou com comorbidades, indígenas e residentes em instituições de longa permanência.

    Saiba mais em:https://portal.diadema.sp.gov.br/vacina-bivalente-para-maiores-de-18-anos-ja-esta-liberada-em-diadema/.

    Febre amarela

    A vacina é indicada para pessoas a partir dos 9 meses de idade. É recomendada para todas as pessoas que moram ou vão visitar áreas com vegetação densa com matas e cachoeiras.

    O esquema vacinal requer apenas uma aplicação ao longo da vida. O Ministério da Saúde recomenda a aplicação com, pelo menos, 10 dias de antecedência da data da viagem, tempo mínimo necessário para que a vacina confira a proteção.

    Quem for portador de doenças autoimunes, quem utiliza medicamentos com corticoides em uso contínuo, gestantes ou alérgicos a ovo, não devem tomar a vacina. Para as lactantes, após receber o imunizante, a amamentação deve ser suspensa por 10 dias.

    Gripe

    A Campanha de Imunização contra a Influenza segue até dia 31 de julho e contempla todas as pessoas acima de seis meses de idade. Todas as crianças entre os seis meses de vida e oito anos, 11 meses e 29 dias devem receber a vacina em duas doses com intervalo de um mês, para as primovacinadas, isso é aquelas crianças que nunca tomaram a vacina de gripe antes.

    Para pessoas de nove anos em diante, a aplicação do imunizante deve ser em dose anual. Saiba mais em:https://portal.diadema.sp.gov.br/vacinacao-contra-a-gripe-em-diadema-e-prorrogada-ate-dia-31-de-julho/.

    Hepatites A e B

    Pelo SUS, a dose preconizada é única aos 15 meses, podendo ser tomada até os quatro anos, 11 meses e 29 dias.

    Demais doses como imuno especial para um público específico, conforme Manual do Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (crie), ou rede privada.

    Meningite

    A vacina Meningocócica C (conjugada) é ofertada na rotina de crianças menores de um ano, sendo a primeira dose aos três meses e a segunda aos cinco meses. Aos 12 meses é feita a aplicação da dose de reforço. Também podem tomar a dose as crianças de até 10 anos que perderam a oportunidade de receber a dose indicada e os trabalhadores de saúde.

    Já a vacina meningocócica ACWY (conjugada), dose única, está disponível na rede de saúde para adolescentes de 11 e 12 anos. E, até 31 de dezembro deste ano, para adolescentes entre 13 e 14 anos de idade, que ainda não se vacinaram contra a meningite. Profissionais e demais agentes da Educação (que ficam em contato permanente com as crianças em sala de aula), das redes municipal, estadual e participar do município também podem receber, até 31 de julho, o imunizante.   

    Pneumocócicas (Pneumocócica 10, Pneumocócica13, Pneumocócica 23-valente)

    A vacina Pneumocócica 13 a 23 é indicada para crianças a partir dos 2 anos de idade e adultos.

    Ambos e pessoas acima de 60 anos também precisam receber as vacinas pneumocócicas, conforme manual do CRIE, ou rede privada.

    Tríplice bacteriana

    Garante proteção contra sarampo, caxumba, rubéola. É aplicada em crianças com até sete anos, em doses aos dois, quatro e seis meses. Dois reforços devem ser realizados aos 18 meses e quatro anos.

    Após os sete anos de idade, é recomendado completar o esquema vacinal com o imunizante de DT.

    A vacina DTpa está indicada para gestantes e profissional da saúde, e em condições específicas de reação adversa pós-vacinal, como imunobiológico especial.

    Tríplice viral – SCR

    Protege contra a coqueluche, difteria e tétano. A primeira dose é recomendada para crianças a partir de um ano de idade e a segunda aos 18 meses. Adultos até 29 anos, que não receberam esse imunizante, devem receber as duas doses. Para pessoas entre 30 e 49 anos, a vacinação é em dose única.

    É necessário um intervalo de quatro semanas entre a dose de tríplice viral e a dose de tetraviral.

    Varicela

    A varicela, mais conhecida como catapora, é outra doença que pode ser prevenida com a vacinação. A vacina tetra viral, que protege contra sarampo, caxumba, rubéola e varicela (catapora), está disponível na rotina de vacinação de crianças entre 15 meses até seis anos, 11 meses e 29 dias que já tenham sido vacinadas com a primeira dose da vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), e para adultos com duas doses até 25 anos e para maiores de 25 anos apenas 1 dose.

    Quer saber mais sobre as vacinas para viajantes?

    Para viagens internacionais, o Ministério da Saúde do país orienta que o viajante esteja com a sua situação vacinal atualizada, conforme as orientações do Calendário Nacional de Vacinação.

    O viajante deve incluir o cartão de vacinação entre os documentos da viagem, pois, conforme as normas do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, este é o documento que comprova, em território nacional, a vacinação. No entanto, para viagens internacionais é importante dispor também do Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP), quando exigido para entrada no país de destino ou no qual ocorra escala de voos, conforme apresentado no documento ‘Viagem e Saúde Internacionais’

    Veja mais informações sobre a vacinação para os viajantes em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/c/calendario-nacional-de-vacinacao/vacinacao-para-os-viajantes. 

    Quem não tem a caderneta de vacina

    A caderneta de vacinação é um documento pessoal importante e que deve ser guardado com atenção, já que concentra todas as informações sobre as imunizações recebidas.

    Entretanto, se o munícipe não tiver ou perder o documento, deve procurar a Unidade Básica de Saúde para tirar uma nova.

    Vacinas de rotina

    Para conhecer o cronograma completo de vacinas para crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes disponíveis no SUS, acesse https://portal.diadema.sp.gov.br/vacinas/. 

    __________________
    Fonte: PMD | Por Tatiana Ferreira/PMD

    Imunização Prefeitura de Diadema recesso escolar Saúde Vacinação Viagem
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    ABC AGORA

    Related Posts

    Fundo Social de São Caetano realiza formatura de cursos de capacitação profissional para mais de 700 alunos

    25/10/2025

    GCM de Santo André prende dois suspeitos de tráfico e apreende drogas no bairro Cata Preta

    25/10/2025

    Santo André celebra vencedores do Prêmio Santo André de Inovação

    25/10/2025
    Leave A Reply Cancel Reply

    Publicidade
    Últimas Notícias

    Fundo Social de São Caetano realiza formatura de cursos de capacitação profissional para mais de 700 alunos

    ABC AGORA25/10/2025

    O Teatro Paulo Machado de Carvalho foi tomado por alegria e orgulho na tarde desta…

    GCM de Santo André prende dois suspeitos de tráfico e apreende drogas no bairro Cata Preta

    25/10/2025

    Santo André celebra vencedores do Prêmio Santo André de Inovação

    25/10/2025

    Mauá abre 300 vagas para Frente de Trabalho com bolsa de um salário-mínimo

    25/10/2025
    Stay In Touch
    • Facebook
    • Twitter
    • Pinterest
    • Instagram
    • YouTube
    • Vimeo

    Assine

    Receba as últimas notícias

    Contato:
    Contato:

    Sugestão de Pauta
    E-mail: pauta@abcagora.com.br
    Contato: (11) 97828-5875

    Comercial:
    E-mail: comercial@abcagora.com.br

    Facebook Instagram YouTube WhatsApp TikTok
    © 2025 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.
    • Home
    • Cidades
    • Cultura e Lazer
    • Health
    • Buy Now

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.