A saúde de São Bernardo vem passando por uma grande transformação, fruto do empenho e da gestão assertiva do prefeito Marcelo Lima. Agora, a população já pode esperar mais um salto de qualidade: cinco projetos da Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, foram selecionados pelo PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento), do Governo Federal, e a cidade, assim, obteve aval para receber mais de R$ 38 milhões em investimentos.
>>mais notícias: São Bernardo do Campo
Os recursos serão destinados para a construção de uma nova policlínica e uma nova UBS (Unidade Básica de Saúde), a aquisição de sete novas ambulâncias para renovar a frota do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e de equipamentos para as UBSs, além da implementação de estrutura para teleatendimento em todas as UBSs da rede municipal de Saúde.

“Desde o início da nossa gestão disse que não iria trabalhar olhando partido. Quero estar ao lado de quem ajuda a população de São Bernardo. O Ministério da Saúde selecionou nossos projetos pela qualidade técnica, pela boa gestão que tem sido feita dos recursos no município, e a gente só quer agradecer e entregar para o nosso povo o que há de melhor”, afirmou o prefeito Marcelo Lima.
O secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Jean Gorinchteyn, destacou que a saúde vem passando por intenso processo de reorganização de fluxos, com a Caravana da Saúde que zerou as filas de espera e segue estruturando os atendimentos, e esses recursos vão potencializar o trabalho que vem sendo realizado. “Uma nova UBS nos permite organizar melhor os territórios de saúde, intensificar a prevenção na Atenção Básica. As ambulâncias novas vão liberar veículos para apoiar diversas ações, ter a telemedicina vai agilizar os atendimentos, ou seja, são muitos e grandes motivos para comemorarmos”, sustentou.
FEITO HISTÓRICO – A saúde de São Bernardo viveu momentos no primeiro semestre de 2025 que vão entrar para a história da cidade. Em apenas seis meses, uma força-tarefa com mutirões aos finais de semana, recomposição das equipes e reestruturação do sistema resolveu os mais de 94 mil atendimentos que estavam represados até 31 de dezembro de 2024. A Caravana da Saúde, programa criado para esses atendimentos, agora segue potencializando os atendimentos.
_________
Fonte: PMSBC | Texto: Aline Melo/PMSBC
Foto: Divulgação/PMSBC