A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) anunciou nesta segunda-feira (27) a segunda chamada do Provão Paulista 2025, iniciativa que facilita o ingresso de estudantes da rede pública estadual em algumas das instituições de ensino superior mais prestigiadas do Brasil. Ao todo, 210 alunos de escolas estaduais do ABC foram convocados nesta etapa para cursos oferecidos pela Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatecs).
Os estudantes podem verificar se foram aprovados acessando o portal do Provão Paulista, disponível no link provaopaulistaseriado.vunesp.com.br.
cronograma e regras para matrícula
Cada instituição participante do Provão Paulista tem suas próprias regras e prazos para a realização das matrículas. Os aprovados devem consultar o cronograma e as orientações específicas de cada universidade ou Fatec, que estão disponíveis no portal do Provão Paulista.
Segundo a Secretaria da Educação, os estudantes devem seguir as instruções da Instrução Normativa para Matrículas, que detalha as exigências e documentos necessários para cada instituição.
Este processo unificado prevê três chamadas para a ocupação das vagas. A primeira lista foi publicada em 20 de janeiro, e a terceira será divulgada em data ainda a ser confirmada pela Seduc-SP.
expansão do acesso às melhores instituições
O Provão Paulista foi aplicado pela segunda vez neste ano e já é considerado um importante avanço no acesso ao ensino superior para estudantes de escolas públicas do estado. A prova é voltada exclusivamente para alunos da rede estadual e escolas técnicas, além de autodeclarados pretos, pardos e indígenas, garantindo maior inclusão e equidade no processo seletivo.
Para o primeiro semestre de 2025, a distribuição das 15 mil vagas entre as instituições participantes foi organizada da seguinte forma:
- 1.500 vagas para a USP;
- 934 vagas para a Unesp;
- 325 vagas para a Unicamp;
- 4.893 vagas para as Fatecs.
As Fatecs também reservam vagas para cursos com início no segundo semestre, assim como todas as turmas da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo).
De acordo com o edital, as vagas são distribuídas proporcionalmente entre alunos de escolas estaduais, Etecs (Escolas Técnicas Estaduais), estudantes de outras redes públicas do país e grupos prioritários.
uma oportunidade transformadora
O Provão Paulista tem se consolidado como uma ferramenta para ampliar o acesso de estudantes da rede pública às universidades mais prestigiadas do estado e da América Latina, como a USP e a Unicamp. Além disso, a inclusão de vagas nas Fatecs e na Univesp contribui para a democratização do ensino superior, garantindo oportunidades de formação técnica e acadêmica.
Os estudantes convocados nesta segunda chamada têm a chance de ingressar em cursos de excelência e dar início à construção de um futuro promissor em suas trajetórias educacionais e profissionais.