Policiais fantasiados, bases móveis, ampliação de efetivo e o uso da tecnologia foram algumas das estratégias adotadas pelas forças de segurança para diminuir os índices criminais durante o Carnaval em São Paulo. As medidas resultaram em uma queda significativa nos roubos e furtos de celulares na capital e em todo o estado.
Na capital paulista, a redução foi expressiva. Entre os dias 28 de fevereiro e 4 de março deste ano, foram registrados 828 roubos de celular, enquanto no Carnaval de 2024 o número chegou a 1.299, representando uma queda de 36%. Os furtos também diminuíram, passando de 2.255 para 1.700 casos, uma redução de 24%.
A eficácia dessas medidas foi refletida também no interior e litoral do estado. No mesmo período, os registros de roubo de celulares em São Paulo caíram 37%, passando de 2.052 para 1.283 casos. Já os furtos tiveram uma redução de 28%, diminuindo de 3.339 para 2.395 ocorrências.
“Foram ações estratégicas e criativas justamente para deter os criminosos que se aproveitam de uma festa tão grande, de um momento de distração das pessoas, para cometer esses delitos. Mostramos que eles não podem fazer o que querem em São Paulo. Com reforço no policiamento e trabalho de inteligência atuamos para garantir a segurança da população”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite.
Policiais disfarçados e tecnologia auxiliam operações
A Operação Carnaval resultou na prisão de 24 suspeitos pela Polícia Civil. Também foram recuperados 89 celulares e 167 cartões bancários. Uma das abordagens de maior repercussão envolveu policiais fantasiados que prenderam um criminoso com sete celulares furtados em um bloco na zona sul da capital. Os agentes estavam caracterizados como Power Rangers, chamando a atenção e ganhando aplausos dos foliões.
Em outra ação, no domingo (2), policiais civis disfarçados apreenderam 11 celulares furtados na região do Parque Ibirapuera, resultando na prisão de três homens. No mesmo dia, um quarto suspeito foi detido com um simulacro de arma de fogo.
A tecnologia também foi uma aliada essencial na segurança do Carnaval. O uso de drones permitiu o monitoramento em tempo real das ruas, ajudando na prevenção e combate aos crimes. Na segunda-feira (3), um drone auxiliou a Polícia Militar a identificar cinco suspeitos que haviam roubado um celular de uma foliã na Barra Funda. O equipamento possibilitou o rastreamento dos criminosos até a abordagem das equipes, resultando na prisão em flagrante e na recuperação do aparelho.
_________
Fonte: Agência SP