
São Caetano do Sul tem se tornado ultimamente o berço de treinamentos para as diversas seleções brasileiras. O caso mais recente é de um esporte não tão conhecido do público, o bobsled, que faz parte, por exemplo, das Olimpíadas de Inverno. O bobsled é um esporte de inverno no qual equipes de duas ou quatro pessoas realizam, por meio de um trenó, descidas cronometradas em uma pista de gelo sinuosa e estreita especialmente construída para competições no gelo.
A seleção nacional treinou em São Caetano nesta quinta e sexta-feira (15 e 16/4). O contato para a realização dos treinamentos foi com o andreense Edson Luques Bindilatti, piloto da equipe nacional. A equipe de bobsled que participou dos treinamentos conta, ainda, com os paulistas Erick Vianna (Araraquara), Edson Martins (Marília), Luís Henrique (São Carlos) e o carioca Rafael Souza. Os treinos são os primeiros da temporada, que visam os Jogos Olímpicos de Pequim (China), em fevereiro de 2022.
O Brasil e nenhum outro país está garantido na Olimpíada de Inverno de Pequim-22. Para se garantir, a seleção brasileira terá de ficar entre os 30 melhores do ranking mundial entre novembro de 21 e janeiro de 22. O piloto da seleção, que vai atrás de sua quinta olimpíada de inverno.
“Graças à Prefeitura de São Caetano, que cedeu a pista para a gente treinar e começar a nossa preparação olímpica, pudemos reunir o time todo. O treino flui melhor e nosso objetivo é fazer o mesmo que foi feito em 2017, com a realização de um ou dois campings por mês, porque esse momento é muito importante visando as Olimpíadas”, explicou Bindilatti.

As palavras de Bendilatti foram ratificadas por Erick Vianna. “Esse é o primeiro camping. É bem importante. Na temporada passada não competimos devido à Covid e às restrições que o Brasil tinha de entrar em outros países. Integra a equipe, cada um ajudando e estimulando o outro, e começa o trabalho de fato. É o pontapé inicial para os Jogos Olímpicos”, complementou Vianna.
CENTRO DE TREINAMENTO
Estão bastante adiantadas as tratativas para a inauguração de um Centro de Treinamentos de Bobsled em São Caetano, que cederá o espaço e o Clube Paulista de Esportes no Gelo, por intermédio do piloto da equipe nacional, Edson Luques Bindilatti, vai arcar com a construção e ainda será responsável por difundir o bobsled para alunos do município.
“O projeto já foi aprovado e só estamos esperando a assinatura do prefeito para liberar e a gente começar a construir. Acreditamos que a construção levará um mês e meio a dois meses. A ideia é construir o mais rápido possível para termos tempo hábil de já treinar aqui no Brasil. É uma pista para aprimorar a largada. Nos deixa mais próximos da realidade. A gente chega em condição de igualdade com qualquer time do mundo” , explicou Bindilatti.
O coordenador de esporte de alto rendimento da Selj (Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude), Marcos Siarvi, acompanhou um dos treinamentos da seleção brasileira de bobsled e falou sobre a construção do centro de treinamento em nome da secretária Renata Trevelin.
“O básico dessa parceria é: cedemos o espaço, eles constroem a pista de push e, em contrapartida, oferecem aula de iniciação esportiva e vivência para crianças da cidade. De repente é uma semente que está sendo plantada para o desenvolvimento de uma modalidade”, complementou Siarvi.
PISTA DE TREINOS
A pista de push suspensa será composta por uma estrutura fixa de contêineres, onde inclusive serão instalados uma academia (com apoio da CBDG Confederação Brasileira de Desportos no Gelo), uma rampa descendente, um trecho plano e outro ascendente, com trilhos para os carrinhos.
Bignardi Junior