A seleção brasileira feminina de futebol começou com o pé direito sua preparação para a Copa América ao vencer o Japão por 3 a 1 nesta sexta-feira (30), na Neo Química Arena, em São Paulo. A grande protagonista da noite foi Dudinha, atacante de 19 anos do São Paulo, que fez sua estreia como titular da equipe principal marcando dois gols. Mais de 33 mil torcedores estiveram presentes para apoiar a Amarelinha, que também celebrou o retorno de Marta aos gramados.
O amistoso foi o 16º confronto entre Brasil e Japão. Agora, são seis vitórias brasileiras, três empates e sete triunfos japoneses. A próxima partida entre as seleções está marcada para segunda-feira (2), às 20h, no Estádio Cícero de Souza Marques, em Bragança Paulista.
Comandado pelo técnico Arthur Elias, o Brasil entrou em campo com cinco atletas que atuam no Campeonato Brasileiro Feminino: Fê Palermo (Palmeiras), Isa Haas (Cruzeiro), Mariza e Duda Sampaio (Corinthians) e Dudinha (São Paulo).
Logo aos 10 minutos, Dudinha aproveitou um erro da defesa japonesa e foi derrubada na área. O lance, inicialmente ignorado pela arbitragem, foi revisado pelo VAR, que confirmou o pênalti. Kerolin, no entanto, desperdiçou a cobrança ao chutar para fora.
Mesmo com o erro, o Brasil manteve a pressão. Aos 27 minutos, Dudinha abriu o placar com um golaço da entrada da área, seu primeiro pela Seleção. Aos 41, ela ampliou após chute defendido por Yamashita e aproveitou o rebote. O Japão só reagiu no segundo tempo, com um chute de Fujino que explodiu no travessão.
O terceiro gol brasileiro veio aos nove minutos da etapa final, com Kerolin finalizando após bela jogada de Gio Garbelini. A goleira Lorena ainda defendeu um pênalti cobrado por Nagano, aos 20 minutos, reforçando sua condição de destaque da equipe.
A torcida, empolgada, pediu a entrada de Marta aos gritos. A camisa 10 entrou aos 23 minutos no lugar de Kerolin e recebeu a braçadeira de capitã das mãos de Angelina. Foi seu retorno oficial após a participação na Olimpíada de Paris.
Nos minutos finais, Seike descontou para o Japão após falha na saída de bola brasileira. Ainda assim, a vitória foi contundente e celebrada em clima de festa na Arena.
A Seleção segue sua preparação para a Copa América Feminina, que será disputada em julho, no Equador. O torneio é classificatório para a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos.
Escalação do Brasil:
Lorena; Fê Palermo (Kaká), Isa Haas, Mariza; Yasmim (Fátima Dutra), Angelina, Duda Sampaio, Luany (Adriana); Kerolin (Marta), Dudinha (Ludmila) e Gio Garbelini (Jheniffer). Técnico: Arthur Elias.
_______
*Com informações: Agência Brasil e CBF
Foto: Livia Villas Boas/CBF