
O problema foi ocasionado pelas chuvas e ação do tempo ao longo dos anos. De forma preventiva, o Semasa trabalha para preparar o local para o próximo período de chuvas de verão. No total, serão 25 metros da margem do rio que receberão reforço estrutural com utilização de material do tipo gabião (peça produzida em aço e preenchida por seixos ou pedras britadas muito utilizado em obras hidráulicas ou em taludes).
Os serviços tem custo estimado de R$ 350 mil e devem ser concluídos em 60 dias.
Manutenção constante – O Semasa, por meio da sua Gerência de Drenagem, mantém o funcionamento de todos os sistemas de drenagem da cidade por meio de manutenções e serviços periódicos. De janeiro até o início de outubro, mais de 6 toneladas de resíduos foram retiradas dos córregos e piscinões do município.
Os canais, córregos e rios, e os tanques de detenção de responsabilidade municipal também passam por capina e roçada em suas margens pelo menos seis vezes por ano. Somadas as áreas, foram mais de 2,5 milhões de m² roçados e capinados este ano. A limpeza de bocas de lobo também ocorre durante todo o ano e este trabalho é essencial para prevenir alagamentos e enchentes. Até este mês, mais de 52 mil bocas de lobo já foram limpas.