Intervenção começa na quinta na avenida José Antonio de Almeida Amazonas
O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) começa nesta quinta-feira (9/8) mais uma etapa do pacote de intervenções voltadas à ampliação do tratamento de esgotos e combate à poluição de córregos de Santo André. Desta vez, a autarquia vai executar a implantação de 192 metros de coletores tronco do córrego do Cemitério, no trecho em que ele está canalizado ao longo da avenida José Amazonas, na Vila Bastos.
Para a realização das obras, pode ocorrer interdições na faixa da direita da avenida José Amazonas, entre as ruas Itajubá e a São Venceslau, nos próximos 15 dias. O trecho será executado com método não destrutivo, o que reduz os danos ao viário provocados por escavações extensas, como também a necessidade de interdições prolongadas da via.
A intervenção faz parte de um pacote de obras iniciado pelo Semasa no final de 2017 com o objetivo de implantar 6.700 metros de novas redes e coletores tronco de esgoto na cidade. Atualmente, cerca de 20% do trabalho já foi executado.
O contrato, que tem duração de 18 meses, está dividido em três frentes. Entre os bairros beneficiados em uma destas frentes, além da Vila Bastos, estão Vila Alice, Jardim Stella, Valparaíso e Bela Vista. As outras duas frentes atuam no 2º Subdistrito, em bairros como Bangu, Santa Terezinha e Parque das Nações, e na área de mananciais, no Recreio da Borda do Campo.
Todas as novas redes vão permitir o afastamento dos esgotos dos córregos e o seu transporte até a Estação de Tratamento do ABC, da Sabesp, localizada na divisa de São Caetano com São Paulo. O contrato de R$ 15,6 milhões tem o financiamento da Caixa Econômica Federal, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).