O Serpro, estatal de inteligência do governo federal, firmou acordo de cooperação comercial com a Associação das Secretarias Municipais de Finanças do Estado de São Paulo (Assefin-SP) nesta terça-feira, 8 de abril. A parceria visa impulsionar a transformação digital nos municípios paulistas, promovendo o uso de soluções tecnológicas, a modernização da gestão pública e a capacitação de profissionais das áreas fazendária e contábil.
O termo foi assinado em encontro na sede do Serpro, em Brasília, com a participação do presidente da estatal federal de TI, Alexandre Amorim, e do presidente da Assefin-SP, Adriano Luiz Leocadio, também secretário de Finanças da cidade de Santos. O objetivo é promover ações conjuntas que contribuam para o amadurecimento tecnológico das administrações municipais, com destaque para temas como reforma tributária, segurança da informação, digitalização de serviços públicos e divulgação de conteúdos técnicos de interesse das secretarias.
– mais noticias: Geral
“É um compromisso nosso do Serpro, como governo federal, trabalharmos pelo processo de democratização do acesso à informação, da transformação digital dos municípios. Precisamos conhecer a realidade local, as dores do município, para aprimorar nossas plataformas. Estamos às ordens para estreitar cada vez mais esses laços com a associação paulista e com todos os municípios do estado de São Paulo”, destacou Alexandre Amorim.
Apoio à gestão fazendária
A Assefin-SP reúne secretarias municipais de finanças de todo o estado de São Paulo e tem como missão principal fortalecer a atuação técnica dos servidores públicos da área, por meio de seminários, encontros e capacitações. Para a entidade, a parceria com o Serpro é estratégica para qualificar ainda mais a gestão fazendária local.
“Com essa parceria, podemos levar tecnologias mais avançadas e novas ferramentas às secretarias municipais. O Serpro é uma referência no Brasil na área de gestão pública e temos muito orgulho de assinar esse compromisso. Todos os ganhos conquistados serão transformados em benefícios para os cidadãos paulistas”, afirmou Adriano Leocadio.
Modernização e cooperação: principais pontos do acordo
Um dos destaques do acordo é o desenvolvimento de projetos voltados para a adequação das administrações municipais às mudanças da reforma tributária, que impactam diretamente as estruturas de arrecadação dos municípios. O Serpro é o principal construtor de tecnologias que viabilizam a implantação das novas regras tributárias, liderada pela Receita Federal.
Além disso, a parceria tem como principais objetivos promover a maturidade tecnológica dos municípios, incentivar a divulgação de conteúdos técnicos nos canais da Assefin, ampliar o acesso a soluções de tecnologia da informação de interesse dos associados, fomentar a digitalização dos serviços públicos e fortalecer a segurança da informação e a cibersegurança nas gestões fazendárias locais.
Fonte: Assessoria de Imprensa Serpro
Foto: Divulgação