Os moradores do bairro Serraria, na região oeste da cidade, que utilizam o Sistema Único de Saúde (SUS) foram beneficiados com a revitalização da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro. A UBS Serraria é a décima Unidade Básica de Saúde (UBSs) da rede municipal a receber as melhorias do Programa UBS Nota 10.
A entrega oficial foi celebrada em visita do prefeito José de Filippi Júnior à unidade, que esteve acompanhado pela secretária municipal da Saúde, Dra Rejane Calixto, pela coordenadora da Atenção Básica, Maria Luiza Malatesta, pelos vereadores Zé Antônio e Edval da Farmácia, que destinou emenda parlamentar para a UBS, entre outras autoridades.
“Uma das ferramentas muito importantes que compõem o Programa UBS Nota 10 é a telemedicina, na qual a consulta com o médico acontece sem que o paciente precise sair de casa. É um avanço. É a tecnologia a serviço da saúde com qualidade”, disse Filippi, após acompanhar uma consulta realizada por meio de telemedicina (consulta remota de serviços de saúde através da utilização de recursos tecnológicos e de telecomunicações).
Como vem fazendo em toda a rede, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) fez investimentos na modernização da rede de informática da UBS, com a instalação de terminal de senha e pesquisa de satisfação, monitores para chamada eletrônica de senha, vigilância patrimonial por videomonitoramento 24 horas, implantação de tablets para as equipes de Estratégia Saúde da Família para que os profissionais possam fazer teleatendimento e teleconsulta e novo sistema de gestão de estoque/farmácia para maior controle da dispensação ao cidadão dos medicamentos e material médico hospitalar.
Rejane reforçou que a pasta tem trabalhado para reestruturar toda a Atenção Básica investindo em várias frentes, como estrutura física e novas ferramentas tecnológicas, sem esquecer também de capacitar os funcionários para acolher os usuários de forma mais humanizada.
Para Elma Maria Rodrigues S. Almeida, conselheira da unidade há três mandatos, as mudanças estão aprovadas. “A implantação da telemedicina foi ótima, porque a Unidade atende muitos idosos que têm dificuldade de locomoção, então a ferramenta ajuda bastante já que o médico consegue atender sem o idoso precisar vir até a UBS. Outra mudança foi a questão da senha e do painel de chamador de senha, que coloca ordem no atendimento e facilita o acesso”.
O que foi feito
A estrutura física do prédio também recebeu melhorias para oferecer um acolhimento melhor e trazer mais conforto ao usuário. O gerente da UBS, Vinicius Santos Sanches, relaciona as melhorias: pintura de área externa, áreas comuns, grades e pintura do piso das áreas externas, padronização das placas de identificação internas e fachada, pintura e revitalização das portas, implantação de totem de senhas/painel eletrônico e chamadores de senhas. “Tivemos ainda o acréscimo de luzes de segurança na área externa que, somado ao novo sistema de segurança por videomonitoramento, coibiu furtos na unidade. Tivemos quatro tentativas nos últimos dois meses que foram impedidas pelas câmeras/alarmes, inclusive na última a Guarda Civil Municipal conseguiu prender o indivíduo em flagrante”.
Outro avanço foi a chegada do farmacêutico para garantir a dispensação mais rápida das medicações e em horário estendido (saiba mais em: http://www.diadema.sp.gov.br/saude/28637-assistencia-farmaceutica-de-diadema-recebe-reforco-de-10-novos-profissionais).
O que é o Programa UBS Nota 10
Criado a partir do contrato de gestão estabelecido com a Organização Social Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), o Programa UBS Nota 10, tem como objetivo qualificar e fortalecer a Atenção Básica do município.
O programa prevê o cumprimento de, no mínimo, 10 pontos principais de melhorias: equipe médica completa, investimento no sistema de abastecimento de remédios e insumos, vigilância patrimonial por videomonitoramento 24h, revitalização do espaço físico e padronização visual, manutenção preventiva, equipe de higiene e limpeza, entrega de novos uniformes aos funcionários, treinamento e sensibilização das equipes para a garantia de um atendimento de qualidade à população, rede de informatização, tanto em equipamentos como em conectividade e implantação de dispositivos que possibilitem a prática de teleatendimento e teleconsulta.
Em menos de um ano desde a sua implantação em 8 de dezembro de 2021, a primeira fase do Programa UBS Nota 10 já contemplou 10 das 20 UBSs do município. São elas: UBSs Nações, Centro, Vila Paulina, Ruyce, Nova Conquista, Conceição, Piraporinha, Casa Grande, São José e agora o Serraria.
A próxima UBS a ser entregue é a UBS Promissão, onde já foi finalizada a substituição do telhado e forro pela equipe sob supervisão da Secretaria de Obras e onde, atualmente, a equipe da Manutenção da SMS tem concentrado esforços para finalização dos trabalhos de pintura.
UBS Serraria
A unidade, localizada no Serraria, está instalada na região oeste da cidade e conta com sete equipes de Estratégia Saúde da Família, além de uma equipe multidisciplinar composta por profissionais da área da odontologia, saúde mental, entre outros, que se revezam no cuidado às quase 35 mil pessoas cadastradas.
A UBS fica localizada na Avenida Lico Maia, 803, no Serraria. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
___________________
Fonte: PMD | Texto: Tatiana Ferreira/PMD