As obras do primeiro Sesc (Serviço Social do Comércio) em São Bernardo do Campo seguem em ritmo acelerado. Na sexta-feira (4), o prefeito Marcelo Lima recebeu o diretor regional da instituição em São Paulo, Luiz Galina, para acompanhar de perto o andamento das intervenções. A previsão é que o novo complexo cultural e esportivo entre em operação até o início de 2028.
O equipamento está sendo construído na Avenida Lucas Nogueira Garcez, no Jardim do Mar, ao lado dos Estúdios e Pavilhões de São Bernardo, e contará com uma área total de cerca de 30 mil metros quadrados, divididos em três blocos. O projeto contempla parque aquático com quatro piscinas, ginásio, quadras poliesportivas, teatro, biblioteca, áreas de exposições, salas multiuso, espaços dedicados à tecnologia e artes, além de cafeteria e restaurantes. A expectativa é que o local receba aproximadamente 4 mil visitantes por dia.
“Agradeço a dedicação do Luiz Galina e de toda a equipe para garantir que o Sesc São Bernardo tenha uma estrutura de alto nível, capaz de atender não apenas os moradores da cidade, mas de toda a região. O trabalho da instituição é fantástico, proporcionando acesso à cultura, ao esporte e ao lazer de forma democrática e de qualidade”, afirmou o prefeito.
Com mais de cinco décadas de atuação no Sesc, Luiz Galina é uma das figuras mais respeitadas da instituição, sendo responsável pelo planejamento e desenvolvimento de projetos em todo o Estado.
Teatro leva assinatura de Lina Bo Bardi
Um dos grandes destaques da futura unidade será o teatro com capacidade para 400 pessoas, assinado pela renomada arquiteta Lina Bo Bardi. Ícone da arquitetura brasileira, Bo Bardi é responsável por projetos marcantes como o Sesc Pompeia, o Teatro Oficina e o Museu de Arte de São Paulo (Masp), considerado sua obra-prima.
Estrutura e propósito do SESC
Mantido por empresários do comércio, serviços e turismo, o Sesc é uma entidade privada que atua há décadas promovendo bem-estar e qualidade de vida para trabalhadores e suas famílias. No Estado de São Paulo, são mais de 40 unidades em funcionamento, oferecendo atividades nas áreas de cultura, saúde, esporte, alimentação, turismo social e educação para todas as faixas etárias.