
Após a revitalização o jardim do Sesc São Caetano ganhou cantinhos e caminhos com o projeto “Brincando no Jardim” em uma programação floreada de oficinas e apresentações artísticas que convidam as crianças a interagir com os elementos da natureza, estimulando o movimentar, pular, correr, cheirar, manipular e sentir diferentes texturas e temperaturas, criar e inventar.
Dia 11/10 – quarta
Oficina para crianças
das 19h às 20h
No jardim das brincadeiras
Aula especial do Esporte Criança para pais e filhos
Sementes, folhas, cascas, galhos e flores são a matéria prima para criar brinquedos e brincadeiras, propondo um momento de conexão de crianças e adultos com a vida e com os padrões naturais, cooperação, estimular a cultura de paz, de abundância e da alegria. Com Guilherme Blauth.
Oficina para adultos
das 20h às 21h
A pedagogia do jardim
Ação para educadores inspirada na pesquisa que gerou o livro ‘Jardim das Brincadeiras’, que contém um mapeamento dos brinquedos feitos a partir de elementos naturais, construídos por culturas rurais que aprenderam a brincar com as formas encontradas no seu entorno. Com Guilherme Blauth.
Guilherme Blauth é artista visual, brincante e educador. Tem formação em
Artes Cênicas e desenvolve pesquisa que conecta infância, arte e natureza.
Fundou o Instituto Harmonia na Terra e coordenou projetos de educação ambiental em cerca de duzentas escolas em todo o território nacional. É autor dos livros “Encontros com a ecopedagogia”(2006) e “Jardim das brincadeiras”
(2012). Desenvolveu diversos jogos cooperativos para promover atividades educativas relacionadas à sustentabilidade: Jogo da Carta da Terra (2011), Kablan (2012) e Fluss (2015), entre outros. Em 2015 criou e produziu a exposição. Natureza Brincante, para o SESC/SC.
De 12 a 28/10 – sábados e feriado
das 11h às 12h
Bem-vinda, primavera!
Com o jardim do Sesc São Caetano como cenário e elementos da natureza como disparadores para a exploração de movimentos e sentidos, a cada dia criaremos brinquedos e brincadeiras diferentes e muito divertidas, como um convite para brincar, inventar, construir coisas, aprender e conviver ao ar livre.
12/10 – Plantando a primavera
Atividade de plantio com diversas sementes em pequenos vasos, em um exercício de gerar vida, cuidar da Terra e celebrar a Primavera.
14/10 – Jogos e brincadeiras ao ar livre
Movimentar o corpo e os sentidos com diversas brincadeiras tradicionais e vivências com a natureza.
21/10 – Mandalas, colares, coroas com flores
Para dar boas vindas a Primavera, vamos criar com lindas flores mandalas, coroas e colares, com intuito de apreciar, cheirar, enfeitar e brincar com a nova estação.
28/10 – Cozinha de faz-de-conta
Preparar alimentos move todos os sentidos do corpo, nessa atividade, convidamos todos a inventarem pratos com folhas, sementes, gravetos, flores, etc. e a organizarem um piquenique de faz-de-conta com o que foi preparado com carinho.
De 12 a 21/10 – sábados e feriado
das 15h às 16h
12 e 21/10 – Filtro dos sonhos
Este antigo amuleto de proteção indígena norte-americano era feito para dar a quem estava casando ou para um recém nascido, e usado para facilitar o sono e o entendimento dos sonhos. Nesta oficina, será confeccionado coletivamente com o público para posteriormente compor de forma onírica nosso Espaço de Brincar. Com Régis Apoenã.
14/10 – Pintura Criativa em Pedras
A brincadeira é colorir as pedras que fazem parte da ambientação do jardim do Sesc São Caetano, investigando as possibilidades que cada uma possui e criando combinações de padrões de cores, pontos, triângulos, listras e o que mais a imaginação mandar! Com Vera Campaner.
De 17 a 20/10 – terça a sexta
das 14h às 16h
Visita mediada Espaço de Brincar + oficina Plantando a Primavera
Oficina Plantando a Primavera com Juliana de Favari Stangorlini
Atividade de plantio com diversas sementes em pequenos vasos, em um exercício de gerar vida, cuidar da Terra e celebrar a Primavera.
Agendamento de escolares.
De 7 a 28/10 – sábados e feriados
Das 12h às 12h401
Contações de histórias
As narrações de história de outubro celebram o mês das crianças e comemoram as novas instalações do nosso jardim com o projeto “ À Sombra da Goiabeira”, que trarão temas que variam e se relacionam ao meio ambiente, à ações para sustentabilidade ou simplesmente acontecem ao ar livre. Com a “Cia. Ju cata-histórias”, fundada pela atriz e produtora Juliana Mado, a Companhia vem se apresentando desde 2008.
www.youtube.com/watch?v=7dmMwvVnGM4
7/10 – Terra, minha casa – histórias ecológicas
Para pensarmos sobre nossa relação com a natureza, três histórias ora divertidas ora emocionantes serão apresentadas: “A casa Mágica”, de Juliana Mado, conta sobre uma menina que acredita que sua casa é mágica, pois lá o lixo desaparece; “Árvore generosa”, de Shel Silverstein, traz a amizade entre um menino e uma árvore; já “Sedna”, um conto popular canadense, é uma incrível história mitológica, que desperta para o poder do espírito da mãe natureza.
12/10 – De histórias vividas na natureza
Nesse dia mais que especial, cantos e contos de histórias vividas com a mãe Natureza serão apresentados. O repertório-surpresa será escolhido na hora, por meio de uma brincadeira com o público. Assim … quem sabe contaremos sobre Sedna, a rainha dos mares gelados ou sobre Mani Oca, a doce curumim que deu origem a um dos alimentos mais importantes de nosso país? Quem sabe falaremos da amizade entre o menino e a árvore generosa ou ainda sobre o caçador, que tirou o povo Iorubá de um grande sufoco?
14/10 – Não tem cheiro de inimigo – contos indígenas
Com as histórias “Curumim e a amiga onça”, “Mani oca” e “A lenda da vitória-régia” entraremos no universo da cultura e mitologia indígena. Perceberemos como os índios têm uma visão totalmente diferente da nossa, moradores das grandes cidades.
21/10 – Do continente irmão que formou a nossa gente
Com música ao vivo e animação de objetos, os heróis reis e rainhas da mitologia Yorubá ganharão vida. Com suas histórias fantásticas – humanas e divinas ao mesmo tempo – cada personagem tem sua particular relação com a mata, o rio, o mar ou o fogo! São contos recolhidos por Reginaldo Prandi como “O Caçador do Povo” e “A Fonte que Deu de Beber aos Filhos Gêmeos”.
28/10 – Histórias fantásticas e de animais
A partir de contos populares tradicionais, como “Magia na Floresta” e “O Boto Cor-de-Rosa”, permeia-se o universo mágico dos animais, florestas e lendas, com músicas, brincadeiras e muito mistério!
SERVIÇO:
Sesc São Caetano
Rua Piauí -554 Santa Paula – São Caetano do Sul
Recomendação etária: Livre
Ingressos: Grátis
Telefone para informações: (11) 4223-8800
Para informações sobre outras programações acesse o portal sescsp.org.br/saocaetano
Funcionamento Espaço Brincar – De segunda a sexta, 9:00 às 20:00, sábados e feriados, das 9:00 às 17:30 .
Horário de atendimento/bilheteria do Sesc São Caetano – De segunda a sexta, 9:00 às 21:30, sábados e feriados, das 9:00 às 17:30 .