A programação da 24ª edição do evento, que vai até 05 de março
nas 39 unidades do estado de São Paulo, leva atividades que visam promover a inserção da prática físico-esportiva no cotidiano da população. Unidade também recebe atletas conhecidos do esporte nacional para apresentações esportivas
As atividades físicas e esportivas como espaço de melhoria das relações sociais. Foi a partir desta proposta que as 39 unidades do Sesc São Paulo elaboraram as cerca de 1800 atividades da 24ª edição do projeto Sesc Verão. Do dia 05 de janeiro a 05 de março a população da capital, Grande São Paulo, interior e litoral terá à disposição uma programação diversificada e inteiramente gratuita.
O objetivo desta edição é promover a inserção da prática físico-esportiva no cotidiano da população, explorando aspectos ligados às relações coletivas presentes nas práticas corporais. Para tanto, o público terá à disposição uma variada seleção de atividades, em que poderá ter contato com importantes nomes do esporte nacional, participar de aulas abertas, assistir a apresentações esportivas, exposições, encontros e torneios, além de desfrutar de momentos de lazer e cultura.
O Sesc Verão 2019 convida o público ao engajamento, ao convívio e à atenção para a coletividade como elementos fundamentais para a adesão às atividades físicas no dia a dia para o combate ao sedentarismo. A programação desta edição pretende aguçar os relacionamentos que derivam das interações no universo das práticas físico-esportivas, sejam elas as interações entre pessoas, instituições ou com o meio em que estão inseridas.
O diretor do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda, afirma que “ao lançar o olhar para as atividades físico-esportivas como meio para a melhoria das relações sociais, o Sesc Verão reforça a ação institucional em promover e valorizar o convívio de todos os públicos, além de destacar a potência do esporte para o estímulo do bem-estar – individual e coletivo – e a melhoria da qualidade de vida, premissas do Sesc”.
Com esta proposta, o Sesc Santo André apresenta o projeto FLUXO – Rede, Corpo e Movimento, uma grande instalação que possibilita diferentes formas de usos relacionadas ao esporte e atividade física, ao mesmo tempo em que propicia a interação entre o público presente. O Espaço de Eventos da unidade se transforma em uma grande praça com túneis grandes e pequenos, pistas de corrida e caminhada com obstáculos, além de desafios aéreos como argolas, trapézios, tecidos, entre outros. O público poderá interagir com todos os equipamentos do FLUXO de acordo com sua criatividade e vontade, explorando novas possibilidades e maneiras de praticar atividade física a partir de jogos, brincadeiras e desafios que trabalham corpo, equilíbrio, concentração e interação entre pessoas.
O espaço também conta com áreas abertas e assentos para descanso, de forma que seja possível observar tudo que está acontecendo ao redor. Assim mantem-se a conexão além do dispositivo a quem queria vivenciar experiências, explorar novas possibilidades e formar novas redes.
Dentro da estrutura do FLUXO, o público será convidado a interagir com um grande mapa do ABC Paulista, escrevendo o nome e indicando o local de sua prática esportiva na região. Desta forma, abrem-se oportunidades de descobrir novos locais formando uma grande rede de conectada pela prática do esporte e atividade física.
A programação de fevereiro do Sesc Verão 2019 no Sesc Santo André tem início no dia 1º, sexta-feira, com aulas abertas de Capoeira comandadas pelo Mestre Ventania, reconhecido por realizar trabalhos desde a pré-escola até nível universitário, em associações, empresas, clubes e diversos projetos sociais. No sábado, dia 2, os atletas olímpicos Ygor Coelho e Lohaynny Vicente fazem uma demonstração esportiva de Badminton. Eles conheceram o esporte na Associação Miratus, entidade que promove o desenvolvimento social na Comunidade Chacrinha do Rio de Janeiro. Apesar da pouca idade, Ygor e Lohaynny são os dois únicos atletas brasileiros que disputaram a modalidade numa edição olímpica.
No dia 3, domingo o ginasta Arthur Zanetti, nascido em São Caetano do Sul, vem à unidade para contar sua trajetória até a conquista de medalhas olímpicas e o título mundial inédito nas argolas, em um bate-papo seguido de demonstração. A tenista Patrícia Medrado também compartilha com o público conquistas de sua carreira como atleta: ela ocupou a posição número 1 no Brasil por 11 anos consecutivos, medalha de prata no Jogos Pan Americanos de 1975, atual penta campeã mundial Masters, e fundadora do Instituto Patrícia Medrado, responsável por utilizar a prática do esporte como ferramenta de transformação social.
Transformação social também é o eixo norteador do Instituto Janeth Arcain, da ex-jogadora de mesmo nome, que estará no Sesc Santo André para bate-papo sobre sua carreira no basquete. Janeth foi campeã mundial em 1994, vencedora de duas medalhas olímpicas e mantém núcleos de treinamentos para jovens e crianças em Santo André.
A programação do Sesc Verão 2019 também oferece vivências, aulas abertas e oficinas em diferentes modalidades como yoga, ginástica artística, tênis, corfebol, tchoukball, frisbee, patins, duatlo, basquete, educação somática, kung fu, entre outras.
Confira a programação de fevereiro do Sesc Verão 2019 no Sesc Santo André.
Sesc Verão 2019
Grátis. Livre para todos os públicos.
FEVEREIRO
Apresentações Esportivas
Badminton com Ygor Coelho e Geisa Oliveira
Dia 2/2, sábado, das 16h às 17h.
No Espaço de Eventos. Livre.
Ygor Coelho integram a programação como atletas inspiradores apesar da pouca idade. Ainda crianças, aprenderam Badminton na Associação Miratus, uma entidade que promove o desenvolvimento social por meio da educação e do esporte na Comunidade Chacrinha no Rio de Janeiro. Agora, é a sua vez de vir para o Sesc e fazer história juntamente com os dois únicos atletas brasileiros que disputaram a modalidade numa edição olímpica.
Ginástica Artística com Arthur Zanetti
Dia 3/2, domingo, das 16h às 17h.
No Espaço de Eventos. Livre.
Nascido no ABC, Arthur Zanetti foi o primeiro atleta brasileiro a conquistar uma medalha olímpica para a G inástica Artística, em 2012. No ano seguinte, conquistou o título mundial inédito nas argolas. Essas e outras conquistas serão contadas ao público pelos atletas em um bate-papo seguido de uma demonstração.
Tênis com Patrícia Medrado
Dia 9/2, sábado, das 16h às 17h.
No Espaço de Eventos. Livre.
Patrícia Medrado é um dos principais nomes do tênis nacional: ocupou a posição de número 1 no Brasil por 11 anos consecutivos e conquistou a medalha de prata nos Jogos Pan Americanos de 1975. Atual penta campeã mundial Masters, Fundou o Instituto Patrícia Medrado levando a prática do tênis a milhares de pessoas e utilizando o esporte como instrumento de transformação social. Oportunidade de conhecer e praticar a modalidade com a atleta.
Basquete com Janeth Arcain
Dia 16/2, sábado, das 16h às 17h.
No Espaço de Eventos. Livre.
Primeira mulher brasileira a atuar na WNBA, Janeth Arcain coleciona títulos em sua trajetória, entre eles o mundial de basquete em 1994 e medalhas olímpicas em 1996 e 2000. Também foi a maior pontuadora da história dos Jogos Olímpicos e, desde 2002, tem marcado pontos fora da quadra com o Instituto Janeth Arcain. A ex-atleta convida o público para um bate-papo e uma vivência esportiva.
Aulas Abertas
Capoeira, com Mestre Ventania
Dia 1/2, sexta, às 11h, 14h, 16h e 19h.
No Espaço de Eventos. Livre.
Símbolo da cultura afro-brasileira, da miscigenação de etnias, de resistência à opressão, a capoeira é um dos símbolos do povo brasileiro. Uma mistura de arte, cultura popular, música, arte marcial e esporte. Ofereceremos aulas abertas e apresentação de roda de capoeira com instrumentos e com o Mestre Ventania, presidente do grupo de São Bernardo do Campo, que foi fundado em 1978 contando com quase 40 anos. O grupo realiza trabalhos desde pré-escola ate nível Universitário, em associações, empresas, clubes e diversos projetos sociais. Também contando com um trabalho e expansão internacional.
Corridas e Saltos
Dia 2/2, sábado, das 10h30 às 11h30.
No Espaço de Eventos.
Recomendação etária: 16 anos.
Circuito de corridas e saltos com o objetivo de melhorar a capacidade de força e suas diversas manifestações durante a realização da sua corrida.
Yoga
De 2 a 8/2, terça a domingo, das 11h às 12h.
Dias 2 e 3/2, sábado e domingo, das 14h30 às 15h30.
De 5 a 8/2, terça a sexta, das 14h às 15h, 16h às 17h e 19h às 20h.
No Espaço de Eventos. Livre.
Prática indicada para pessoas que buscam equilíbrio, autoconhecimento e bem-estar utilizando exercícios de respiração e posturas, mesclando tonicidade e relaxamento, aliado a meditação.
Caminhada e Tai Chi
Dia 3/2, domingo, das 10h30 às 11h30.
Saída do Espaço de Eventos. Livre.
Caminhada orientada até o Parque Celso Daniel para uma aula aberta de Tai Chi, e retorno para o Sesc Santo André.
Duatlo – Corrida e Ciclismo
Dia 9/2, sábado, das 10h30 às 11h30.
No Espaço de Eventos.
Recomendação etária: 16 anos.
Atividade para quem gosta de correr e pedalar. Prática de corrida com introdução da modalidade de ciclismo utilizando bicicletas estacionárias e bicicletas ergométricas.
Caminhada e Yoga
Dia 10/2, domingo, das 10h30 às 11h30.
Saída do Espaço de Eventos.
Recomendação etária: 16 anos.
Caminhada familiar orientada até o Parque Celso Daniel para uma aula aberta de Yoga Pais e Filhos e retorno para o Sesc Santo André.
Educação Somática, com Marcelo Anselmo
De 16 a 22/2, terça a domingo, às 11h, às 14h, às 16h e 19h.
Sábado e domingo, às 14h30.
No Espaço de Eventos.
Inscrições gratuitas no local com 30 minutos de antecedência.
A Educação Somática caracteriza-se na percepção dos estados de tensão muscular por meio de exercícios de conscientização dos impactos dos estímulos no corpo. Os participantes serão levados a perceber como Mente-Corpo-Emoções interagem, podendo criar estados de contração ou relaxamento em determinados músculos do corpo.
Caminhada e Ritmos
Dia 17/2, domingo, das 10h30 às 11h30.
Saída do Espaço de Eventos.
Recomendação etária: 16 anos.
Caminhada até o Parque Celso Daniel para uma aula aberta de ginástica. Após a aula, retorno para a unidade e realização de aula aberta de ritmos e percussão com bastões no Espaço de Eventos.
Kung Fu
De 23/2 a 1/3, terça a domingo, às 11h, 14h, 16h e 19h.
No Espaço de Eventos. Livre.
O Kung Fu é uma arte marcial milenar marcada por movimentos rápidos e precisos, que ganhou fama no Ocidente. Uma das principais filosofias da modalidade é a busca pela harmonia, pelo equilíbrio e pelo trabalho corpo e mente. Oportunidade de conhecer e praticar a modalidade através de aulas abertas ofertadas por profissionais capacitados.
Ginástica para Todos
Dia 23/2 sábado, das 16h às 17h.
No Espaço de Eventos. Livre.
Essa é uma modalidade fundamentada nas atividades ginásticas como Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Ginástica Acrobática, Ginástica Aeróbica e Ginástica de Trampolim, e valendo-se também de manifestações como danças, expressões folclóricas e jogos.
Mindful Walking (Caminhada com atenção plena), com Marcelo Anselmo
Dia 24/2 domingo, das 10h30 às 12h.
No Espaço de Eventos. Livre.
Inscrições gratuitas no local com 30 minutos de antecedência.
O Mindful Walking consiste na caminhada por meio da Meditação Mindfulness (Atenção Plena) levando o participante a percepção de fenômenos/acontecimentos no corpo durante o ato da caminhada (batimentos cardíacos, sudorese, frequência respiratória) a partir de suporte tecnológico, isto é, fones de ouvido especiais que narram a experiência do participante.
Vivências
Vôlei
Dia 1, sexta, das 14h às 19h.
No Espaço de Eventos.
Esporte consolidado no Brasil, o Vôlei traz cada vez mais adeptos, seja nos clubes, praias, ou parques. Exploração da modalidade através de atividades adaptadas, possibilitando a compreensão do jogo e suas regras, bem como a socialização entre gerações.
Ginástica Artística, com Instituto Yashi
Dias 2 e 3/2, sábado e domingo, das 11h às 18h.
De 5 a 8/2, terça a sexta, das 12h às 19h.
No Espaço de Eventos. Livre.
Modalidade esportiva que envolve um conjunto de aparelhos e requer movimentos e habilidades específicas, a ginástica artística será apresentada pelo Instituto Yashi de uma maneira possível a todos, com instrutores especializados e experimentação de alguns equipamentos de forma leve e divertida.
Badminton, com FEBASP
Dias 2 e 3/2, sábado e domingo, das 11h às 18h.
De 5 a 8/2, terça a sexta, das 14h às 19h.
No Espaço de Eventos. Livre.
Vivência do jogo de raquetes mais rápido do mundo que, diferentemente dos outros não é jogado com bola, mas com peteca. Montagem de três quadras, fornecimento de materiais para a prática da modalidade e dicas sobre serviço, empunhadura, ataque e defesa. Com a presença de atletas paralímpicos e profissionais filiados à Federação de Badminton do Estado de São Paulo.
Tênis
Dias 9 e 10/2, sábado e domingo, das 11h às 18h.
De 12 a 15/2, terça a sexta, das 12h às 19h.
No Espaço de Eventos. Livre.
Prática do esporte com exercícios lúdicos de manipulação com bola e com raquete, além da montagem de quadras e oferta de materiais infantis para a prática do mini tênis e outros jogos com regras adaptadas como tênis vôlei e hockey tênis, que serão ministrados por contratados especializados na modalidade.
Patins
Dias 9 e 10/2, sábado e domingo, das 11h às 18h.
De 12 a 15/2, terça a sexta, das 12h às 19h.
No Espaço de Eventos. Livre.
A patinação sobre rodas é um esporte originado da patinação no gelo. O público será convidado a experimentar, praticar e explorar o espaço com o auxílio de três professores capacitados. Os materiais, sendo 10 pares de patins e os equipamentos de segurança estão inclusos na contratação.
Basquete
Dias 16 e 17/2, sábado e domingo, das 11h às 18h.
De 19 a 22/2, terça a sexta, das 14h às 19h.
No Espaço de Eventos. Livre.
Dentro da instalação do Sesc Verão, os participantes poderão praticar a modalidade em um espaço informal recebendo a orientação dos instrutores da unidade.
Oficinas
Corfebol, com Luciana Coelho Bortoleto
Dia 9/2, sábado, das 10h30 às 17h30.
No Espaço Ateliê.
Um jogo onde eles e elas jogam de igual para igual, o Corfebol é um dos raros esportes coletivos em que meninas e meninos atuam juntos, com as mesmas funções. De fácil aprendizagem, é necessário que haja cooperação entre os jogadores para que atinjam o objetivo do jogo, utilizando habilidades estratégicas do time como um todo.
Tchoukball
Dia 16/2, sábado, das 10h30 às 17h30.
No Espaço Ateliê.
Recomendação etária: 16 anos.
Tchoukball é diversão desde o início. Os movimentos básicos são simples e naturais. A ausência de contato permite que o tchoukball seja jogado por equipes mistas. O esporte requer um verdadeiro espírito de equipe. O senso de observação, a constante atenção, a antecipação e um jogo inteligente contam tanto quanto as habilidades físicas.
Frisbee
Dia 23/2, sábado, das 10h30 às 17h30.
No Espaço Ateliê. Livre.
Nessa prática esportiva que reforça trabalho em equipe e aceitação, o espírito do jogo é a regra mais importante no esporte de disco voador: todos os jogadores são responsáveis por administrar e respeitar as regras. Instruções de como manusear o material, fundamentos básicos, dinâmica de passes e de jogo.
Espetáculo
Cor-Ação, com Núcleo Pé de Zamba
Dia 17/2, domingo, das 16h às 17h.
No Espaço de Eventos.
Cor-Ação é o mais novo espetáculo de dança contemporânea do Núcleo Pé de Zamba. Voltado para públicos de todas as idades, tem caráter cogeracional e interativo, e é voltado para espaços não convencionais.
O espetáculo parte da beleza e da alegria causadas pela presença das cores nas manifestações cultura popular brasileira, e mergulha nas qualidades e funções que as cores podem ter sobre as pessoas, através de suas frequências específicas: múltiplos fluxos de movimento, concretizados pelo uso de adereços e formas animadas, pelos corpos dos dançarinos e do próprio público. Tudo isso regado à música ao vivo e autoral.
Curso
Elaboração, monitoramento e avaliação de projetos sociais,
com Márcia Moussallem
De 5 a 14/2, terças e quintas, das 18h30 às 21h30.
Na Sala de Múltiplo Uso.
Inscrições grátis no local com 30 minutos de antecedência.
Recomendação etária: 18 anos.
O curso aborda os principais conceitos/fundamentos para a construção de um projeto social. Apresenta os processos, fases e o roteiro do projeto, os instrumentos de monitoramento e os tipos de avaliação. Conteúdo: conceitos básicos; Análise de conjuntura, Processos e fases do projeto; Roteiro do projeto; Ferramentas de monitoramento, Indicadores sociais. Avaliação. Carga horária: 12 horas.
Desenvolvimento local e o trabalho em redes,
com Márcia Moussallem
De 19 a 28/2, terças e quintas, das 18h30 às 21h30.
Na Sala de Múltiplo Uso.
O curso apresenta o conceito de desenvolvimento local e sua importância para as organizações da sociedade civil. Aborda metodologias do trabalho em rede, com vista a construção de ações e projetos sociais eficientes, eficazes e efetivos. Conteúdo: Conceitos e paradigmas de desenvolvimento local e redes; Processos no campo social de construção de redes sociais em organizações da sociedade civil; metodologias colaborativas no campo das redes.
SESC SANTO ANDRÉ
Rua Tamarutaca, 302 – Vila Guiomar – Santo André
Telefone – (11) 4469-1311
Estacionamento (vagas limitadas): Credencial Plena – R$ 5 (R$ 1,50 por hora adicional) |
Outros – R$ 10 (R$ 2,50 por hora adicional).
Informações sobre outras programações:
sescsp.org.br/santoandre | facebook.com/SESCSantoAndre