Close Menu
    What's Hot
    Vice-prefeita Jéssica Cormick segura título de cidadã são-bernardense em cerimônia oficial.

    Vice-prefeita Jéssica Cormick recebe título de cidadã são-bernardense em cerimônia solene

    26/07/2025
    Deputado Hélio Lopes desmonta acampamento em frente ao STF após decisão de Alexandre de Moraes

    Deputado Hélio Lopes desmonta acampamento em frente ao STF após decisão de Alexandre de Moraes

    26/07/2025
    Braço Curto MotorSport supera o primeiro desafio no Sertões 2025

    Braço Curto MotorSport supera o primeiro desafio no Sertões 2025

    26/07/2025

    Subscribe to Updates

    Receba as últimas notícias

    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube TikTok
    Últimas Notícias
    • Vice-prefeita Jéssica Cormick recebe título de cidadã são-bernardense em cerimônia solene
    • Deputado Hélio Lopes desmonta acampamento em frente ao STF após decisão de Alexandre de Moraes
    • Braço Curto MotorSport supera o primeiro desafio no Sertões 2025
    • São Bernardo anuncia revitalização de praça no Jardim Ipanema com investimento privado de R$ 700 mil
    • Festival de Inverno de Paranapiacaba encerra neste domingo com programação cultural gratuita e gastronomia diversificada
    • Privatização da Sabesp: demissões, alta nas contas e R$ 70 bilhões em investimentos até 2029
    • Festa Julina Solidária em Rio Grande da Serra une gastronomia típica, música e ação social
    • Programa Faculdade de São Bernardo realiza primeiro vestibular neste domingo (27), com 2.588 candidatos
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube TikTok
    ABC Agora
    • Home
    • Cidades
      • Santo André
      • São Bernardo
      • São Caetano
      • Diadema
      • Mauá
      • Rio Grande da Serra
      • Ribeirão Pires
    • Resumo de notícias
    • Cultura e Lazer
    • Política
    • Geral
    • Saúde
    • Entretenimento
    ABC Agora
    Home - Viagem & Turismo - Setur-SP lança marcas regionais para desenvolver o turismo em cinco regiões do Estado de São Paulo
    Viagem & Turismo ABC AGORABy ABC AGORA22/12/20224 Mins Read

    Setur-SP lança marcas regionais para desenvolver o turismo em cinco regiões do Estado de São Paulo

    Regiões turísticas do Estado de São Paulo ganharam uma marca, que inclui posicionamento estratégico, nome, identidade visual e plano de implementação para impulsionar o turismo
    Setur-SP lança marcas regionais para desenvolver o turismo em cinco regiões do Estado de São Paulo
    Alan Morici/Divulgação -Setur - Cerimônia de entrega das marcas ocorreu durante o Expo Fórum 2022

    A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo lançou cinco novas marcas regionais para o desenvolvimento e promoção do turismo nas regiões do Vale do Ribeira, Polo Cuesta, Mantiqueira Paulista, Circuito das Frutas e Caminhos da Mogiana. O desenvolvimento das marcas foi feito pela Setur-SP em parceria com FIA Consultoria, com foco em destinos turísticos e promoção de produtos locais para as cinco regiões do Estado.

    Os principais objetivos do projeto são neutralizar estereótipos, gerar identidade única, estabelecer uma narrativa, posicionar a localidade e estabelecer visão de futuro, além de aumentar atratividade da localidade. Para a criação das marcas foram entrevistados gestores locais – prefeitos e secretários de várias áreas – operadores de turismo, associações de produtores de alimentos e turistas, além de visitas aos municípios e uma pesquisa ampla na comunidade local, para, então, produzir as marcas regionais que destacam os atrativos de cada local.

    “Criar marcas regionais é fundamental para dar uma identidade própria ao local e promover o turismo de forma mais personalizada. Esse foi um trabalho minuncioso que ouviu a comunidade local para traduzir sua identidade local. É muito mais do que um novo logotipo. É todo um conceito”, afirma o secretário de Turismo e Viagens, Vinicius Lummertz.

    Para a região Caminhos da Mogiana, foi adotada a marca Raízes do Campo, uma referência às características históricas, culturais e sociais do local e traz mais identificação aos turistas. O termo Mogiana é trabalhado na assinatura da marca – Raízes do Campo: Descubra os caminhos da Mogiana. A parte visual une as 18 cidades da região, com o azul do céu, o verde da agricultura e o vermelho da terra, criando uma letra R estilizada.

    Setur-SP lança marcas regionais para desenvolver o turismo em cinco regiões do Estado de São Paulo
    Setur-SP lança marcas regionais para desenvolver o turismo em cinco regiões do Estado de São Paulo

    No caso do Circuito das Frutas, a opção foi manter o nome da região na nova marca por ser algo já reconhecido e disseminado pelos moradores e turistas há 20 anos. Para reforçar o apelo pelo turismo, foi inserido o slogan “A sua próxima viagem”, que traz a ideia de ser um destino com maior tempo de estadia. Na parte visual, foram incluídos os principais elementos que marcam o turismo na região, como a uva, a produção de vinhos, as rotas ciclísticas e os parques temáticos.

    Para a Mantiqueira Paulista, foi utilizado um jogo de palavras para criar a marca Mantiqueira-me, com destaque para o queira-me. Esse nome reflete o vínculo afetivo e as sensações de bem-estar e bem-querer, traz consigo também a missão de contribuir para despertar os sentimentos positivos pretendidos em relação à marca, de desejo (possível de ser realizado em várias ocasiões), aconchego e confiança. Os elementos gráficos remetem à natureza da região e suas montanhas.

    O Polo Cuesta recebeu a nova marca Encantos da Cuesta, que tem o propósito de ressaltar exatamente os atrativos naturais na região e sua diversidade de atrações religiosas, esportivas, musicais, náuticas, comerciais e de saúde. O C de Cuesta reflete o envolvimento, o céu, o café, o couro, a terra, o calor, a vegetação e as águas, e que oferece uma experiência turística completa de viagem ao campo, com paisagens fora do comum e boas surpresas gastronômicas, convivência com a vida interiorana e existência de bons eventos e bons atrativos turísticos.

    A marca do Vale do Ribeira já havia sido apresentada em maio, mas ganhará reforço na sua divulgação. O Vem Pro Vale funciona como um convite dos moradores da região, reconhecidos pela simpatia, para diversos públicos. Já a identidade visual foi construída a partir da letra “V” e utiliza elementos gráficos compostos e cores que remetem à variedade local: as matas, as praias, o sol, a cultura e as cavernas, principalmente, arrematadas pelo slogan “O surpreendente Vale do Ribeira”.

    Em todos os casos, as marcas serão licenciadas gratuitamente para os interessados e poderão ser utilizadas em pontos de contato que promovem as regiões: peças publicitárias, produtos alimentícios de origem controlada, comércio, eventos promocionais, brindes, sinalização e no comércio local.

    __________________
    Fonte: Turismo/Governo SP

    Estado de São Paulo marcas regionais Setur-SP Turismo em São paulo
    Siga-nos: Google News
    Share. Facebook Twitter Pinterest Email Telegram WhatsApp Copy Link
    Previous ArticleDia de Doar mobiliza mais de 28 milhões de pessoas, com ações comunitárias em 72 cidades e abrangência em todas as regiões do país
    Next Article Chega ao Brasil antena que aprimora sinal 4G e acelera o 5G
    ABC AGORA

    Matérias relacionadas

    Turismo de SP investe cerca de R$ 100 mi em obras e aposta no turismo náutico no 1º semestre

    Turismo de SP investe cerca de R$ 100 mi em obras e aposta no turismo náutico no 1º semestre

    17/07/2025
    Com piscinas aquecidas e novas atrações, Magic City aposta no lazer o ano inteiro

    Com piscinas aquecidas e novas atrações, Magic City aposta no lazer o ano inteiro

    29/05/2025
    Turismo Sênior em Foco: SP apresenta inovação e destinos inclusivos no Fórum de Turismo 60+

    Turismo Sênior em Foco: SP apresenta inovação e destinos inclusivos no Fórum de Turismo 60+

    26/05/2025
    Leave A Reply Cancel Reply

    Publicidade
    Últimas Notícias
    Vice-prefeita Jéssica Cormick segura título de cidadã são-bernardense em cerimônia oficial. São Bernardo

    Vice-prefeita Jéssica Cormick recebe título de cidadã são-bernardense em cerimônia solene

    By ABC AGORA26/07/20250

    A vice-prefeita de São Bernardo do Campo, Jéssica Cormick, recebeu neste sábado (26) o título…

    Deputado Hélio Lopes desmonta acampamento em frente ao STF após decisão de Alexandre de Moraes

    Deputado Hélio Lopes desmonta acampamento em frente ao STF após decisão de Alexandre de Moraes

    26/07/2025
    Braço Curto MotorSport supera o primeiro desafio no Sertões 2025

    Braço Curto MotorSport supera o primeiro desafio no Sertões 2025

    26/07/2025
    São Bernardo anuncia revitalização de praça no Jardim Ipanema com investimento privado de R$ 700 mil

    São Bernardo anuncia revitalização de praça no Jardim Ipanema com investimento privado de R$ 700 mil

    26/07/2025
    Stay In Touch
    • Facebook
    • Twitter
    • Pinterest
    • Instagram
    • YouTube
    • Vimeo

    Assine

    Receba as últimas notícias

    Contato:
    Contato:

    Sugestão de Pauta
    E-mail: pauta@abcagora.com.br
    Contato: (11) 97828-5875

    Comercial:
    E-mail: comercial@abcagora.com.br

    Facebook Instagram YouTube WhatsApp TikTok
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube
    • Home
    • Cidades
    • Cultura e Lazer
    • Health
    • Buy Now
    © 2025 ABC Agora. Designer by

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.